Fechar
GP1

Piauí

Júlio César diz que Infraero investirá R$ 25 milhões em melhorias no aeroporto

O deputado Júlio César consultou a Infraero e foi informado que o movimento de passageiros de 2009 a 2010 aumentou em 43,09%.

O deputado federal Júlio César Lima (DEM) informou que em um ano o movimento de passageiros no aeroporto de Teresina aumentou em quase 50% e isso obriga a Infraero a oferecer mais conforto para os passageiros com intervenções no aeroporto Petrônio Portela. Segundo ele, boa parte dos problemas do aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, pode ser resolvida com investimentos em torno de R$ 25 milhões do orçamento da Infraero. “Tem intervenções que podem resolver parte desses problemas sem tirar a população. São soluções planejadas, até porque o aeroporto não tem tanta demanda”, argumentou Júlio César.

“Precisamos aumentar as salas de embarque e de desembarque. Instalar um finger (túnel sanfonado para dar acesso à aeronave) que protege da chuva e do sol, esteiras de bagagens e o mais importante, um ILS, aparelho que permite as aeronaves pousarem usando apenas instrumentos”, adiantou o parlamentar.

O deputado Júlio César consultou a Infraero e foi informado que o movimento de passageiros de 2009 a 2010 aumentou em 43,09%. De 2003 a 2010 o número de passageiros, de embarque e desembarque, aumentou em 278,49%, chegando a 798 mil passageiros por ano. Em 2003 o movimento do aeroporto de Teresina era 210.882 passageiros e em 2010 aumentou para 798.170 passageiros.

O deputado fez uma comparação com capitais que tem mais ou menos o mesmo porte de Teresina e constatou que o tratamento é muito diferenciado em outros aeroportos. Até cidades que tem movimentação bem menor que o aeroporto de Teresina, tem um tratamento melhor, citando Boa Vista, que tem 15% da movimentação aeroportuária, com 270 mil passageiros por ano.

“Aracaju que é uma capital do mesmo porte de Teresina tem movimentação de 912 mil passageiros por ano. João Pessoa também era menor que Teresina e hoje tem mais movimento. São Luís tem mais de 200 mil passageiros/ano a mais que Teresina. Lá são 1.350 milhão de passageiros. A Infraero já está licitando algumas das obras que citamos para dar mais conforto e melhor a situação do aeroporto de Teresina”, finalizou o deputado Júlio César Lima.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.