Fechar
GP1

Ciência e Tecnologia

Mais de seis mil celulares piratas foram identificados no Piauí

O Piauí é o quinto estado do Nordeste com maior número de celulares piratas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contabilizou mais de seis mil celulares piratas no estado do Piauí. O bloqueio dos aparelhos está sendo realizado desde o dia 24 de março em 15 estados do Brasil.

Ao todo existem 6.329 aparelhos em situação irregular no Piauí. Isso faz com que o estado seja o quinto com o maior número de celulares piratas no Nordeste.

O estado com o maior número celulares de piratas do Nordeste é a Bahia, com 25.985. Em segundo lugar está Pernambuco com 15.198, seguido por Ceará, 13.485; Paraíba, 6.395; Piauí, 6.329; Alagoas, 6.126; Maranhão 5.829; Rio Grande do Norte, 5.250 e Sergipe, 2.973.

  • Foto: Helio Alef/ GP1Aparelhos celulares roubadosAparelhos celulares roubados

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o bloqueio iniciou após 75 dias do envio das mensagens de alerta, que foram emitidas no dia 7 de janeiro deste ano. Os proprietários desses celulares receberam uma mensagem via SMS, informando que o aparelho é irregular e que seria bloqueado, com a seguinte mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”.

A medida tem como objetivo combater o uso de celulares falsificados, sem certificação ou com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude. A medida também tem a intenção de inibir a comercialização de aparelhos não homologados no país.

O IMEI é o número que identifica o celular e é formado por um código composto por 15 números utilizados internacionalmente, que permite identificar a marca e modelo do aparelho. Todas as mensagens são enviadas pelo número 2828.

Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração for igual com a que aparece na caixa, o celular é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

No dia 8 de dezembro de 2018, teve início o bloqueio de celulares irregulares nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia, Santa Catarina e do Tocantins.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.