Fechar
GP1

Política

Mais Educação será ampliado para 59 escolas do Piauí

O programa tem como proposta ampliar o tempo e o espaço educativo dos alunos da rede pública.

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) irá ampliar para mais 44 escolas do Ensino Fundamental e 15 do Ensino Médio o Programa Mais Educação. O programa tem como proposta ampliar o tempo e o espaço educativo dos alunos da rede pública.

Atualmente, o Mais Educação funciona em 51 escolas estaduais, atendendo a 7.970 alunos. Os alunos participam das atividades no turno contrário ao das aulas regulares. Com a expansão, o programa irá contemplar 110 escolas estaduais de Teresina e dos municípios de Parnaíba, Picos e Floriano. “A iniciativa irá ampliar também ações sociais e educativas, desenvolvidas pelo programa”, informa a gerente do programa Mais Educação, na Seduc, Reijane Freitas.

A Secretaria de Educação disponibiliza mais de 70 atividades, nas áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e arte, inclusão digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica e de cidadania. “Para desenvolver essas atividades as escolas recebem um repasse do FNDE para a compra dos kits, pagamento de monitores e ajuda de custo para manutenção da Unidade, durante 11 meses”, afirma.

O programa será ampliado com apoio do Ministério da Educação. As atividades têm como foco a melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar, já que o Mais Educação prioriza o atendimento de alunos com distorções idade/série, dificuldade de aprendizagem, alunos tendenciosos a evasão e que se encontram em transição de nível.

Reijane Freitas destaca as mudanças ocorridas nas escolas onde o Mais Educação foi implantado. “Já percebemos a melhora no desempenho escolar, a redução da evasão, alunos que não frequentavam mais a escola estão retornando. Os próprios alunos já perceberam que a escola se tornou um ambiente mais agradável e fazem questão de participar das atividades. Algumas escolas onde o programa funciona já estão com reservas de alunos. Isso demonstra a qualidade do programa”, observa.

Participam do Mais Educação escolas localizadas nas regiões metropolitanas, com Ideb abaixo de 3,4 e que tenham, no mínimo, 99 alunos matriculados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.