Fechar
GP1

Mundo

Ministro das Relações Exteriores do Irã anuncia renúncia

Mohammad Javad Zarif foi um dos artífices do acordo internacional sobre o tema nuclear iraniano de 2015.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, um dos artífices do acordo internacional sobre o tema nuclear iraniano de 2015, anunciou nesta segunda-feira, 25, no Instagram, que estava renunciando ao cargo.

"Me desculpo por não conseguir mais ser capaz de prosseguir em meu cargo e por todas as minhas falhas no exercício das minhas funções", escreveu Zarif em sua conta no Instagram.

Na mensagem, o diplomata também agradeceu aos iranianos e aos "funcionários respeitados pela magnanimidade" com que foi tratado durante seu mandato.

  • Foto: REUTERS/Leonhard FoegerMohammad Javad ZarifMohammad Javad Zarif

A renúncia do chefe da diplomacia iraniana foi confirmada por uma fonte que pediu para ter a identidade preservada, embora apenas se tornará efetiva depois que o presidente Hassan Rohani aceitar.

Zarif conduziu a chancelaria iraniana durante todo o primeiro governo de Rohani, entre 2013 e 2017, e foi mantido no cargo com a reeleição do presidente.

Foi o negociador chefe da delegação iraniana para o acordo selado em 2015 entre a república islâmica e o chamado grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) para pôr fim a 12 anos de crise pelo programa nuclear iraniano.

No entanto, era fortemente criticado pelos setores ultraconservadores do Irã, em particular depois que os Estados Unidos se retiram unilateralmente do acordo em 2018.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.