Fechar
GP1

Piauí

Piauí bate recorde de vacinação de bovinos contra a febre aftosa

Em solenidade realizada nesta terça-feira, 7, o Governo do Estado fez o balanço da primeira campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Imagem: Francisco LealClique para ampliarCampanha contra a Febre Aftosa(Imagem:Francisco Leal)Campanha contra a Febre Aftosa
Em solenidade realizada nesta terça-feira, 7, o Governo do Estado fez o balanço da primeira campanha de vacinação contra a febre aftosa. Foram vacinados 92,68% de todo o rebanho bovino, que hoje é de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado.

Com este balanço, o Piauí já está entre os estados do Nordeste com a maior cobertura vacinal. Municípios de Norte a Sul atingiram a cobertura de 100% de vacinação, como as cidades de Anísio de Abreu, Jacobina, Santa Cruz dos Milagres, Várzea Branca, Bertolínia, Francinópolis e São Braz do Piauí.

A cada campanha o Piauí vem atingindo recordes de vacinação, fator que fez com que o Estado deixasse a zona de risco desconhecido da doença para a zona de médio risco; agora a meta é outra, mudar de estágio no combate à aftosa, o de área livre com vacinação. Os reflexos já podem ser sentidos pelos pecuaristas piauienses: um bezerro que antes era vendido por 100 reais na região Sul do Piauí, hoje, sem a barreira sanitária de outros Estados, é vendido a 300 reais.

O presidente da Adapi, José Antônio Filho, disse que o produtor ainda tem a vantagem de vender e adquirir animais de ponta sem burocracias impostas pelo Ministério da Agricultura com o controle da aftosa. “Valeu a pena todo o trabalho porque o rebanho piauiense valorizou, os animais estão cada vez melhores e o Estado ainda mais produtivo. É um ganho importante para a economia e os criadores agora podem investir com mais segurança”, destacou José Filho.

A chegada do rebanho à condição de médio risco para a febre aftosa também é vista pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural como fator positivo para a realização das exposições. Para a exposição de Corrente, no Extremo Sul do Estado, que acontecerá na próxima semana, são esperadas exposições de animais de outros Estados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.