Fechar
GP1

Política

Piauí: Transportes alternativos adotarão transponder

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço e facilita a vida de muitos.

Nos próximos dias, será implantado no Piauí uma tecnologia que deve oferecer mais segurança aos passageiros de transportes alternativos e intermunicipais. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) anunciou a implantação do transponder. O aparelho serve para monitorar os veículos, evitando que os motoristas andem em alta velocidade, desviem do caminho ou que ainda, atrasem o percurso de forma proposital.

O secretário Estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, disse que, além de detectar itinerário e horário de passagem pelas antenas, o transponder pode relacionar tempo e distância entre os postos de monitoramento para possíveis quebra ou acidente, envolvendo os veículos fiscalizados. O aparelho ainda grava imagens do veículo que não possui o TAG para posterior notificação e verificação. "Dá mais segurança aos passageiros. Com o uso da tecnologia, o trabalho de fiscalização fica mais prático", afirma.

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço e facilita a vida de muitos. Em Belo Horizonte, por exemplo, todos os veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são monitorados via satélite. Em uma linha de ônibus da capital, o sistema serve para vigiar o cumprimento de horários. Desde a implantação, há três meses, os passageiros não reclamam mais de atrasos. Segundo a associação do setor, no ano passado o uso de GPS no Brasil aumentou 23%.

Tecnicamente, o transponder ou transpondedor (abreviação de Transmitter-responder) é um dispositivo de comunicação eletrônico complementar de automação. O objetivo dele é receber, amplificar e retransmitir um sinal em uma frequência diferente, ou transmitir de uma fonte, uma mensagem pré-determinada em resposta à outra pré-definida "de outra fonte". O produto tem por finalidade a captura dos dados existentes no chip, com capacidade de armazenamento de até 1.024MB. Podendo identificar o veículo gravando no banco de dados data, hora e local.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.