Fechar
GP1

Política

Piauí:Piracuruca e Oeiras comemoram adesão à independência

O Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), está preparando vasta programação cultural para as comemorações.

O Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), está preparando vasta programação cultural para as comemorações da Adesão do Piauí à Independência do Brasil nos municípios de Piracuruca (dia 22) e Oeiras (24).

As atrações culturais que irão animar a noite do dia 22, em Piracuruca, são a Orquestra de Escola de Música de Teresina e o forrozeiro Victor Bezerra. Em Oeiras, o público poderá curtir as apresentações da Orquestra Filarmônica do Piauí e dos Novos Bandolins de Oeiras e o forró pé-de-serra de Gonzaga Lu.

O município de Piracuruca, localizado a 196 km de Teresina, foi integrado em 2008 nas comemorações alusivas à adesão do Piauí à Independência do Brasil. Segundo historiadores, Piracuruca, mais precisamente as margens da Lagoa do Jacaré, foram o palco do primeiro combate pela adesão à Independência, fundamental para que Piracuruca aderisse à Independência um dia antes da capital Oeiras.

Piracuruca é historicamente área de transição para colonizadores que iam do Ceará rumo ao Maranhão e foi fundada a partir de uma fazenda de gado, localizada às margens do rio Piracuruca. Sua participação na adesão do Piauí à Independência do Brasil também se dá a partir de sua localização, pois foi aí que se encontraram, em 22 de Janeiro de 1823, a tropa de João José da Cunha Fidié, enviado a Parnaíba para combater as pessoas que se manifestaram a favor da independência e a tropa do revolucionário Leonardo da Senhora das Dores Castelo Branco, vindo do Ceará, em Piracuruca.

O dia 24 de Janeiro de 1823 foi marcado pela adesão oficial da então Capital da Província do Piauí, hoje o município de Oeiras, ao Grito do Ipiranga, de 7 de Setembro de 1822. Essa adesão foi comandada pelo brigadeiro Manoel de Sousa Martins, que reuniu cerca de 30 homens, em sua residência, na madrugada do dia 24, quando foi executado mais um ato da adesão do Piauí à independência do Brasil.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.