Fechar
GP1

Política

Plano municipal de saúde de Teresina incorpora sugestões da comunidade

Já no início da próxima semana, coordenadores e diretores da Fundação Municipal de Saúde se reúnem para discutir o assunto.

A direção da Fundação Municipal de Saúde encaminha ao Conselho Municipal de Saúde de Teresina ainda este mês, para discussão e aprovação, o Plano Municipal de Saúde para o ano de 2009 e também o Plano Plurianual de Saúde para o período 2009/2012. Os dois instrumentos contem as diretrizes do setor, traçam estratégias para melhorar o acesso da população teresinense à saúde e apontam como devem ser gastos os recursos disponíveis.

Já no início da próxima semana, coordenadores e diretores da Fundação Municipal de Saúde se reúnem para discutir o assunto e nivelar informações sobre o que já foi feito este ano em cada unidade para dar solução aos problemas mais imediatos.

O Plano Municipal de Saúde para este ano e o Plano Plurianual figuram entre as sugestões apresentadas pelo Tribunal de Contas do Estado em inspeção de rotina. Outras sugestões foram apresentadas no sentido de melhorar a qualidade do serviço e de facilitar o acesso das pessoas ao setor de saúde no município.

Todas as orientações feitas pelo órgão de controle de contas na inspeção foram encaminhadas ao quadro diretivo das unidades da saúde municipal com a recomendação de que fossem observadas no menor espaço de tempo possível.

“O Nosso plano Municipal de Saúde está sendo elaborado em obediência às normas que regem o setor e às recomendações do Ministério da Saúde, buscando fazer uma gestão pactuada nos três níveis de governo; mas não podemos deixar de levar em conta as reclamações da população, através de suas representações políticas e de suas lideranças comunitárias”, explica a Coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba.

Ela ressalta a importância de serem consideradas nos dois planos, e no também no cotidiano da gestão da saúde em Teresina sugestões e orientações das instituições oficiais como o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado e a própria Câmara Municipal de Teresina.

“Nós precisamos levar em conta, além da dos atores que vivenciam a saúde no seu dia-a-dia de trabalho, também a opinião das instituições que lidam com o setor porque toda colaboração é importante e será sempre bem vinda no sentido de buscarmos fazer sempre uma gestão com mais qualidade, capaz de beneficiar sempre mais gente”, salienta Amariles Borba.

Depois de aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, os planos Municipal e Plurianual para o setor serão levados ao conhecimento da sociedade de maneira mais detalhada, ainda no primeiro semestre deste ano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.