Fechar
GP1

Política

PMDB escolhe Marcelo Castro para disputar a presidência da Câmara

Marcelo Castro é ex-ministro da Saúde no governo da presidente afastada, Dilma Rousseff.

Nesta terça-feira (12), durante uma votação interna, a bancada do PMDB escolheu o deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI) como candidato oficial na disputa pela presidência da Câmara.

Castro é ex-ministro da Saúde no governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Ele já havia registrado oficialmente a sua candidatura avulsa, porém, agora ele contará com o apoio formal da bancada peemedebista. “Se for eleito, farei uma administração com transparência, respeito à democracia, com a participação de todos, sem discriminar e sem excluir ninguém”, relatou Castro.
Imagem: Vanessa Martins/G1Bancada do PMDB escolhe Castro para disputa ao comando da Câmara(Imagem:Vanessa Martins/G1)Bancada do PMDB escolhe Castro para disputa ao comando da Câmara

Segundo o G1, até às 12h desta terça-feira a eleição para a presidência da Câmara registrava 11 candidaturas oficiais de deputados interessados em concorrer à sucessão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O prazo para quem quiser entrar no pleito é até às 12h desta quarta-feira (13), dia em que será realizada a eleição.

Confira a lista dos deputados que já registraram as candidaturas

Carlos Gaguim (PTN-TO): administrador, tem 55 anos e também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no Tocantins. Governou o estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.

Carlos Manato (SD-ES): médico, tem 58 anos e está no quarto mandato na Câmara. É o atual corregedor da Casa e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.

Cristiane Brasil (PTB-RJ): advogada e filha do delator do mensalão Roberto Jefferson. Está no primeito mandato na Câmara.

Evair Melo (PV-ES): administrador de empresas, estreou na Câmara na eleição de 2014. Atualmente, é um dos vice-líderes do PV na Casa. Fábio Ramalho (PMDB-MG): empresário, está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.

Fausto Pinato (PP-SP): advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.

Fernando Giacobo (PR-PR): segundo vice-presidente da Câmara. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, pelo PPS, e reeleito em 2006, pelo PL (hoje PR). Nas últimas eleições, em 2014, teve 144 mil votos.

Heráclito Fortes (PSB-PI): funcionário público, exerce o quinto mandato na Câmara. Ex-integrante do DEM, foi um dos principais opositores do governo Lula no Senado. Já comandou a prefeitura de Teresina.

Luiza Erundina (PSOL-SP): assistente social, ela foi a primeira prefeita mulher da cidade de São Paulo. Erundina está no quinto mandato na Câmara dos Deputados.

Marcelo Castro (PMDB-PI): médico, 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.

Rogério Rosso (PSD-DF): aliado de Cunha, foi presidente da comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.