Fechar
GP1

Política

Portadores de necessidades especiais serão beneficiados com ônibus adaptados em Teresina

Oferecer esse serviço é uma obrigação dos órgãos públicos e privados", pontua.

A partir da próxima semana, dois ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais estarão circulando junto com os coletivos de Teresina. A Secretaria de Transportes e Trânsito – STRANS, apresentará os veículos na próxima segunda-feira (02). A adaptação obedece a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção da acessibilidade desse público.
Com a vigência da Lei, as empresas fabricantes de transporte coletivo ficam obrigadas a introduzir itens essenciais à acessibilidade de portadores de deficientes físicos como elevadores, cinto de segurança e portas especiais. Os dois ônibus, que serão apresentados pela STRANS, já obedecem às normas e deverão ser os primeiros de outros que deverão circular na cidade.

O diretor de transportes públicos da STRANS, Sebastião Ferraz, ressalta a importância desse tipo de transporte. “É muito justo que as pessoas portadoras de necessidades especiais também tenham os mesmos direitos de acessibilidades que as demais. Oferecer esse serviço é uma obrigação dos órgãos públicos e privados”, pontua.

Inicialmente, os ônibus adaptados contemplarão usuários da zona Sul, região onde apresenta o maior número de cadeirantes cadastrados juntos à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS. Os veículos farão a mesma rota de coletivos convencionais e serão reconhecidos através de selos colocados no pára-brisa dianteiro e na lateral dos ônibus.

Transporte Eficiente

A Prefeitura de Teresina já desenvolve projetos que auxiliam na acessibilidade de portadores de deficiência física. Há quatro anos, o município realiza o projeto Transporte Eficiente, realizando 1.150 atendimentos por mês. Diariamente, 50 pessoas são transportadas entre as várias zonas da cidade.

O projeto funciona com oito veículos adaptados, quatro kombis, com capacidade para atender três cadeirantes e quatro vans, com capacidade para dois cadeirantes. Os beneficiados têm cadastro na Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS. Atualmente existem 700 cadastrados.

O custo do Transporte Eficiente é o mesmo do transporte coletivo convencional de R$ 1,60 a inteira e R$ 0,80 a meia. O cadastro é feito na SEMTCAS. Para tanto é necessário apresentação de atestado médico, carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência. O serviço funciona de 8h às 23h, durante a semana, e de 8h às 20h, aos sábados. Outras informações pelo telefone 0800 86 9009.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.