Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina é destaque em Brasília com programa Lagoas do Norte

A experiência do reassentamento foi apresentada por uma equipe de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, na sede do Banco.

Imagem: Costinha/SEMCOMClique para ampliarMODELO Prefeitura de Teresina é destaque em Brasília com programa Lagoas do Norte(Imagem:Costinha/SEMCOM)MODELO Prefeitura de Teresina é destaque em Brasília com programa Lagoas do Norte
O trabalho de reassentamento de famílias do Programa Lagoas do Norte foi bastante elogiado durante oficina de salvaguardas do Banco Mundial realizado em Brasília. A experiência do reassentamento foi apresentada por uma equipe de assistentes sociais da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, na sede do Banco.

A oficina tinha o objetivo de discutir os principais desafios e soluções na implementação de Planos de Gestão Ambiental e Planos de Ação de Reassentamento em projetos urbanos apoiados pelo BIRD no Brasil. Segundo Regina Leal, assistente social do PLN, o curso reuniu pessoas de várias cidades que também possuíam projetos de reassentamento financiados pelo Banco. “As equipes de São Luís, Recife e Fortaleza ficaram muito interessados e prometeram conhecer de perto o trabalho realizado no residencial Zilda Arns. A nossa experiência serviu de modelo durante a oficina”, afirmou.

A Prefeitura de Teresina entregou o Residencial Zilda Arns em março deste ano para 327 famílias ocupantes de áreas de risco às margens de lagoas e canais dos bairros São Joaquim e Matadouro, na zona Norte da capital. Para acompanhar o trabalho de reassentamento de perto, a Prefeitura montou na própria região Norte, ao lado do Teatro do Boi, a UPS – Unidade de Projeto Social. O escritório possui uma equipe de assistentes sociais, psicólogo, engenheiro e advogado para atender a população beneficiada pelo Programa, tirar dúvidas e receber reclamações.

As casas do Residencial possuem infraestrutura básica, como água encanada, rede de esgoto e energia. O Zilda Arns possui ainda 21 casas com espaço reservado ao comércio e três adaptadas para deficientes físicos.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.