Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina firma convênio com Universidade de Lisboa

convênio visa promover a cooperação técnico científica e cultural

Com o Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Teresina lotado de professores e pedagogos, o prefeito Elmano Férrer, o secretário municipal de Educação, Ribamar Tôrres e o reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, assinaram na manhã desta sexta, 27, um convênio que visa promover a cooperação técnico científica e cultural, de interesse mútuo, entre a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade portuguesa.

O acordo prevê a qualificação de professores municipais; intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação; o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos; a promoção de eventos científicos; o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas e de outras ações de interesse comum.

Na solenidade, o prefeito Elmano Férrer citou a importância de Portugal em nossa história e manifestou grande satisfação na assinatura de um acordo que tem como objetivo melhorar a qualidade da Educação de Teresina. "Esperamos de todos os professores e pedagogos que serão beneficiados, a pró-atividade para materializar o que está no documento e colocar na prática. Acreditamos que esse é uma grande conquista no processo de formação continuada dos professores e que se refletirá na elevação do nível da qualidade de nosso ensino".

Citando Paulo Freire, ao dizer "nos tornamos universais, não através do universo, mas através de nossas culturas", o reitor António Nóvoa explicou que não existem universidades nacionais, uma vez que o conhecimento vai além das fronteiras geográficas e que a assinatura desse acordo significa abrir a Universidade de Lisboa ao mundo e buscar o relacionamento com colegas de outra cultura. "As universidades precisam cumprir um serviço à sociedade, nesse caso, aos profissionais que fazem um dos trabalhos mais importantes, que é o de formar pessoas que irão formar outras pessoas, dando a eles maior conhecimento".

O propositor do acordo, secretário municipal de Educação, Ribamar Tôrres, afirmou que "o acordo permitirá que as portas do acesso à pesquisa e à publicação científica se abram aos profissionais da Educação de Teresina, significando o avanço de nossa qualificação profissional".

Após a assinatura do documento, os participantes se dirigiram ao Atlantic City para assistir à Aula Conferência Internacional, proferida por Nóvoa. O secretário e o reitor ainda se reunirão para o detalhamento dos termos do convênio.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.