Fechar
GP1

Piauí

Prefeitura de Teresina inicia expedição de Passe Livre Eletrônico

Os cartões estão sendo expedidos na sede da SEMTCAS em um processo bastante rápido. Na mesma hora é tirada a foto do usuário e a pessoa já vai para casa com o cartão.

Todas as Pessoas com Deficiência (PCD’s) de Teresina que possuem Passe Livre vão precisar trocar a carteira por um cartão eletrônico. O procedimento de substituição foi iniciado hoje (20) e está sendo realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS).

Segundo a secretária Graça Amorim, da SEMTCAS, as pessoas que estão requisitando pela primeira vez o passe livre já estão recebendo o cartão magnético. Os cartões antigos devem ser substituídos de acordo com um cronograma estabelecido pela Secretaria. O passe eletrônico permite o acesso gratuito tanto da PCD quanto da pessoa que o acompanha.

“O cartão vai facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência, já que a PCD vai poder ter acesso à parte de trás do ônibus, se assim ele desejar. Após a substituição destes cartões, daremos início à troca dos passes livres dos idosos”, informou Graça Amorim.

A secretária planeja atender também com cartão eletrônico as crianças que tem até seis anos e que passam por baixo ou por cima da catraca. “Essas crianças já não pagam passagem e, com o cartão magnético, poderão passar na catraca com menos trabalho, o que dará mais conforto a elas e aos responsáveis que as acompanham, além de facilitar o tráfego de usuários dentro do coletivo”, disse a secretária lembrando que o prazo de validade do cartão vai permitir o controle do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT). “A validade do cartão termina quando a criança completar sete anos”, frisa.

Os cartões estão sendo expedidos na sede da SEMTCAS em um processo bastante rápido. O SETUT disponibilizou uma funcionária para realizar a confecção do cartão. Na mesma hora é tirada a foto do usuário e a pessoa já vai para casa com o cartão.

O cronograma de substituição do passe livre das PCD’s começou hoje (20) e vai até o dia 4 de março para todas as pessoas que se cadastraram no serviço de gratuidade em 2010. Após o atendimento desses usuários, será feito novo cronograma para os cadastros anteriores a 2010.

Cronograma:

MÊS DE CADASTRO – ANO 2010 PRAZO PARA SUBSTITUIÇÃO

Outubro...........................................................27 a 30 de dezembro

Setembro.........................................................3 a 07 de janeiro.

Agosto.............................................................10 a 14 de janeiro

Julho................................................................17 a 21 de janeiro

Junho...............................................................24 a 28 de janeiro

Maio................................................................31 de janeiro a 4 de fevereiro

Abril.................................................................7 a 11 de fevereiro

Março..............................................................14 a 18 de fevereiro

Fevereiro..........................................................21 a 25 de fevereiro

Janeiro.............................................................28 de fevereiro a 4 de março

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.