Fechar
GP1

Política

Presidente da OAB diz que Dilma mudou de ideia sobre convocar Constituinte para reforma política

Presidente teria se convencido de que opção traria riscos institucionais ao país. Palácio do Planalto ainda não confirmou a informação.

Imagem: Jorge William / Agência O Globo Clique para ampliarMarcos Vinícius, presidente da OAB, concede entrevista coletiva após o encontro com a presidente Dilma Rousseff (Imagem:Jorge William / Agência O Globo )Marcos Vinícius, presidente da OAB, concede entrevista coletiva após o encontro com a presidente Dilma Rousseff
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, disse nesta terça-feira que a presidente Dilma Rousseff recuou da ideia de convocar um plebiscito para realizar uma Constituinte da reforma política. Segundo o advogado, que se reuniu nesta manhã com a presidente e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Dilma teria se convencido dos argumentos da OAB, de que a Constituinte traria riscos institucionais para o país e atrasaria o processo de reforma política.

— O governo sai convencido de que uma proposta de Constituinte não é a mais adequada, que atrasa o processo. O plebiscito deve ser convocado para que a população diga diretamente qual reforma política ela quer — disse Furtado, logo após o encontro, no Palácio do Planalto.

Ele disse ainda que o plebiscito deve ser feito em até 45 dias para que haja tempo hábil de a mudança valer para as próximas eleições, em 2014. Segundo o advogado, o ministro da Justiça falaria em nome do governo para explicar a mudança de decisão do governo.

Marcus Vinicius Furtado apresentou à Dilma o projeto “Eleições Limpas”, lançado nesta segunda-feira, que tem como principal bandeira o fim do financiamento empresarial das campanhas eleitorais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.