Fechar
GP1

Piauí

Presidíos do Piauí sofrem com superlotação de presos

A superlotação dos presídios no Brasil também é provocada pela grande quantidade de presos provisórios, que ainda aguardam julgament

No Piauí há cerca de 23% de pessoas presas a mais do que os presídios suportam. 2.591 presos ocupam um espaço que deveria ser destinado a apenas 2.105, isso no caso de homens. Em relação às mulheres, sobram vagas, enquanto 118 estão presas, há vagas para um total 152.

São Paulo, o estado com o maior número de presos (163.915 dos 473.626 no Brasil), tem também o maior número de vagas (101.774 do total de 294.684) e mantém a média nacional no número de presos por vaga.

A superlotação dos presídios no Brasil também é provocada pela grande quantidade de presos provisórios, que ainda aguardam julgamento.

“Presos provisórios são aqueles que aguardam julgamento e que tiveram a prisão decretada ou mantida pelo Judiciário com a finalidade de garantir a ordem pública, a aplicação da lei penal, ou mesmo garantir as práticas de atos investigatórios. Em tese, eles deveriam estar, segundo a Lei de Execução Penal (LEP), em cadeias públicas”, diz o advogado Guilherme Portugal, professor da Escola Superior Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte, especializada em direito.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.