Fechar
GP1

Picos - Piauí

Professores estaduais decidem não iniciar ano letivo em Picos

A decisão foi tomada em assembleia geral realizada na manhã dessa quinta-feira (08) no auditório do Premen.

Em assembleia geral realizada na manhã de ontem, 8, no auditório do Premen, os professores da rede estadual de ensino lotados nos municípios que compõem a Regional de Picos, decidiram não iniciar o ano letivo. O motivo seria o parcelamento do reajuste do piso salarial por parte do governo do Piauí.

Nesta sexta-feira, 10, os professores das várias regionais se reúnem em Teresina em uma assembleia geral para decidir se decretam ou não a greve. Na próxima segunda-feira, 13, os trabalhadores em educação na Regional de Picos se reunirão às 9 horas, na sede do Sinte, para uma decisão final sobre o tema.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Professores não concordam com parcelamento do reajuste do piso salarialProfessores não concordam com parcelamento do reajuste do piso salarial

Segundo a presidente do Sinte-Regional de Picos, Giselle Dantas, aqui os trabalhadores já decidiram não reiniciar o ano letivo, porém, a palavra final caberá a assembleia desta sexta-feira, 10, em Teresina.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Giselle Dantas comanda a assembleiaGiselle Dantas comanda a assembleia

“Sem discussão com a categoria o governador Wellington Dias (PT), já parcelou o reajuste do piso salarial do professor, que esse ano tem direito a 7,64% definido em lei. Ele já repassou 4% e os outros 3,64% somente em julho. Não aceitamos e queremos o índice total em parcela única” – alerta Giselle Dantas.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Giselle Dantas, presidente do Sinte Regional de PicosGiselle Dantas, presidente do Sinte Regional de Picos

A sindicalista disse ainda que o governo do Piauí tem uma situação econômica confortável e pode muito bem pagar o reajuste do piso salarial do professor de uma única vez. Ela lembra que outros gestores já estão cumprindo a lei, como é o caso do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) e considera uma humilhação para a categoria a proposta de parcelamento.

Seminário

Antes da assembleia que decidiu pelo não inicio do ano letivo, os trabalhadores participaram de um seminário, cujo tema foi: “Educadores contra a perda de direitos na Reforma da Previdência”. Ao longo da manhã foram discutidas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287/16) e a Reforma do Ensino Médio, que foi aprovada ontem pelo Senado.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Trabalhadores em educação podem entrar em greveTrabalhadores em educação podem entrar em greve

Além da análise dos temas acima citados, os trabalhadores em educação da Regional de Picos, buscaram também subsídios para reflexão e discutiram propostas de enfrentamento a essas propostas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.