Fechar
GP1

Piauí

Projeto de lei na Alepi quer tornar obrigatório ensino do espanhol

Com a reforma do ensino médio, o inglês é a única língua estrangeira obrigatória a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) quer tornar obrigatório o ensino da disciplina de Língua Espanhola no ensino médio nas escolas da rede estadual e privada no Piauí.

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Fábio Novo (PT) e estabelece que a disciplina seria facultativa no ensino fundamental. No caso do ensino médio, teria que ser obrigatória e com carga horária de duas horas semanais.

Na gestão do ex-presidente da República Michel Temer (MDB) foi feita a Reforma do Ensino Médio e nela foi revogada a Lei de nº 11.161/2005 que previa a oferta obrigatória do espanhol. Com a reforma, o inglês é a única língua estrangeira obrigatória a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

“O fato de somente o inglês ser de ensino obrigatório entre as línguas estrangeiras se dá em detrimento de uma política de plurilinguismo constituindo um gesto que não coaduna com a demanda da sociedade brasileira atual, cada vez mais cosmopolita e culturalmente complexa, com novas necessidades para inserção no mercado de trabalho, e além disso, notadamente receptora de imigrantes provenientes de diversos continentes”, destacou Fábio Novo.

Ele destacou o fato do país fazer parte da América Latina, onde o espanhol é predominante. “As mudanças relativas ao ensino de línguas estrangeiras promovidas pela lei federal são incompatíveis com a atual configuração social, cultural e política do Brasil. Acreditamos ser necessário reconfigurar as leis de ensino de línguas estrangeiras que funcionam como diretrizes para a construção dos currículos escolares do ensino básico no Brasil. Visando cada vez mais a inserção de ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas do estado”, afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Professores pedem lei para obrigar ensino de espanhol no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.