Fechar
GP1

Entretenimento

Projeto institui o patrimônio vivo do Piauí

O projeto tem ainda o mérito de reconhecer a participação dos mestres da cultural

Indicativo de Projeto de Lei da deputada estadual Flora Isabel, que institui o Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí para definir o Patrimônio Vivo e fortalecer aspectos da cultura piauiense que são desenvolvidos pelos mestres e grupos de cultura Tradicional Popular, preservando e apoiando a memória cultual do Estado, foi aprovado na Assembléia Legislativa.

Ela disse que o Indicativo de Projeto de Lei já se encontra com o governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak, para ser apresentado à Assembléia Legislativa em forma de projeto pelo Poder Executivo.

A deputada Flora Isabel disse que o governador Wellington Dias garantiu que tão logo o Projeto de Lei, que institui o Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí, seja aprovado pela Assembléia, ela vai sancioná-lo.

Flora Isabel disse que em outros estados nordestinos, como o Ceará e Pernambuco, o registro dos mestres e grupos já funciona com sucesso.

Ela disse que ao instituir o Registro do Patrimônio Vivo do Piauí, que visa organizar os mestres que atuam na linha de frente das manifestações culturais, a exemplo dos escultores e membros de grupos de Reisados, Roda de São Gonçalo e Bumba-meu-boi, outros mestres e grupos de culturais vão surgir em diversos municípios piauienses a partir da aprovação da proposta e de sua publicidade.

A parlamentar disse que o projeto tem ainda o propósito de valorizar relevantes nomes da cultura popular piauiense, que atualmente se encontram em dificuldades financeiras e, conseqüentemente, impossibilitados de repassar seus saberes para as atuais e futuras ligações.

“O projeto tem ainda o mérito de reconhecer a participação dos mestres da cultural na formação da identidade do povo piauiense. O registro dos mestres e grupos é de dar continuidade ao processo de valorização dos tradicionais saberes da cultura popular piauiense”, ressaltou Flora Isabel.

Ela entende que compartilhar histórias, fortalecer o sentido de pertencer a uma determinada sociedade e estimular as práticas sociais comuns são as diretrizes do Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí. “Os mestres e agrupamentos são organismos vivos de um conceito de cultura entendido como a matriz para as várias manifestações culturais”, destaca.

“É importante ressaltar que o projeto que institui o Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí, além de enriquecer e consolidar traços da cultura piauiense, representa uma singular contribuição à arte, aos saberes populares e às manifestações nas mais diferentes áreas”, justifica a parlamentar.

 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.