Fechar
GP1

Piauí

Projeto na Alepi quer criar Programa Médico da Família do Piauí

Será ofertado para alguns participantes do programa um curso de pós-graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde, a ser desenvolvido no período máximo de um ano, sob a responsabilidade da

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei para que seja criado o Programa Médico da Família do Piauí, visando estimular a qualificação e valorização de profissionais de saúde no âmbito da atenção primária à saúde.

A proposta apresentada pelo deputado Henrique Pires (MDB) destaca que o poder executivo vai ter que realizar ações nos eixos do ensino, pesquisa e extensão para os médicos que vão atuar nessa área.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)

Será ofertado para alguns participantes do programa um curso de pós-graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde, a ser desenvolvido no período máximo de um ano, sob a responsabilidade da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Ficaria o Estado do Piauí a custear bolsa-formação para os participantes do programa. As prefeituras vão poder fazer parcerias com o governo.

No eixo de ensino devem ser utilizadas estratégias educacionais baseadas em ambientes de trabalho, com a formatação de grupos para aperfeiçoamento da prática, favorecendo a integração do ensino-serviço e a formação de comunidades de práticas entre as equipes de saúde.

No eixo da pesquisa serão realizados estudos para identificação dos perfis epidemiológicos nos municípios e regiões, coletando dados que servirão como base de decisões estratégicas para a implantação de política pública com foco na promoção da saúde.

Já no eixo de extensão serão trabalhadas ações com o objetivo de estimular o autocuidado e a promoção da saúde individual e coletiva, junto à comunidade.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.