Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Rotary Club reforça campanha de vacinação contra pólio em Teresina

Além do Rotary Club Teresina Piçarra, participam da ação os Rotary Clubs de Teresina Metrópole, Ininga, Fátima, Cajuína, Poti, Jockey e Norte, que estarão engajados no estímulo à vacinação.

O presidente do Rotary Club de Teresina Piçarra, Alexandre Magalhães, e representantes de outros clubes da capital participaram nesta terça-feira, 31, de uma reunião na Fundação Municipal de Saúde (FMS), para tratar sobre a atuação do Rotary na campanha de vacinação contra a poliomielite, que será iniciada no próximo dia 6 de agosto em todo o Brasil.

Além do Rotary Club Teresina Piçarra, participam da ação os Rotary Clubs de Teresina Metrópole, Ininga, Fátima, Cajuína, Poti, Jockey e Norte, que estarão engajados no estímulo à vacinação de crianças, principalmente nas regiões leste e sudeste de Teresina.

  • Foto: Divulgação/AscomReunião ocorreu na FMSReunião ocorreu na FMS

Maria do Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS, explica quais serão as vacinas aplicadas e o público alvo dessa ação. “Para as crianças entre 1 ano e 4 anos e 11 meses de idade será distribuída a vacina tríplice viral, que previne contra a pólio e outras doenças graves como o sarampo, a rubéola e a caxumba. No caso da pólio, a preocupação aumentou nos últimos anos em decorrência de imigrantes que possam ter trazido a doença para o país”.

O combate a poliomielite é uma das principais bandeiras do Rotary Internacional no mundo, de modo que uma ação integrada de clubes reforçará a propagação de informação junto às comunidades para estimular as famílias a vacinarem suas crianças.

“Nossa maior preocupação é a possibilidade de volta de uma doença erradicada há mais de 20 anos no Brasil, como é o caso da pólio. Atuaremos com os voluntários rotarianos junto às escolas municipais, pois a partir delas podemos tanto conscientizar os pais como também nos aproximar diretamente do público-alvo da vacinação”, explicou Alexandre Magalhães.

Em Teresina, por conta do aniversário da cidade, comemorado em 16 de agosto, o “Dia D”, principal dia de vacinação, será realizado no dia 25. As vacinas, contudo, já estarão disponíveis a partir de 6 de agosto nos postos de saúde. Durante o período os clubes realizarão intenso trabalho de conscientização para alcançar a taxa de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde.

“Apenas Afeganistão e Paquistão registram casos no mundo. O Brasil não pode retroceder nesta luta. O Roraty somará forças com os organismos de saúde, como a FMS, para que possamos manter nosso estado e país livres dessa doença”, finalizou o Presidente do Rotary Club de Teresina Piçarra.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.