Fechar
GP1

Economia e Negócios

Safra agrícola de 2019 será a 2ª melhor da história, diz IBGE

Levantamento aponta que produção agrícola brasileira totalizará 230,7 milhões de toneladas de grãos neste ano.

A safra em 2019 será 2,7 milhões de toneladas menor do que o previsto há um mês. A revisão foi provocada por perdas na produção de soja, embora a estimativa para o milho de segunda safra tenha melhorado, segundo os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 12.

A produção agrícola brasileira totalizará 230,7 milhões de toneladas de grãos este ano. E, segundo os técnicos responsáveis pelo levantamento, será o segundo melhor desempenho da série histórica iniciada em 1975, atrás apenas da safra recorde obtida em 2017, apontou Carlos Alfredo Guedes, gerente do levantamento do IBGE.

  • Foto: Estadão ConteúdoSafra de grãosSafra de grãos

"A redução na estimativa para a soja foi provocada pela seca, principalmente no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Em relação ao terceiro prognóstico (divulgado no mês passado), a (previsão para a) soja caiu quatro milhões de toneladas, mesmo com aumento de 700 mil hectares de área plantada", ressaltou Guedes.

Com a revisão para a produção nacional de soja, a safra do grão deixa de alcançar um novo recorde em 2019. O levantamento de janeiro estima que a safra de soja será 2,6% menor em 2019 do que a de 2018, enquanto a de milho crescerá 9,9%. A produção de arroz será 5,0% inferior à do ano passado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.