Fechar
GP1

Piauí

Secretaria de Educação do Piauí e FIDA debatem educação rural

Até o momento, 1.200 professores já foram capacitados para a temática a partir da parceria. 

Consultores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) estiveram na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para avaliar o projeto "Viva o Semiárido no Piauí". Até o momento, 1.200 professores já foram capacitados para a temática a partir da parceria.

Entre os principais objetivos do projeto estão o reforço a capacidade de instituições rurais para desenvolver sistemas de assistência técnica; desenhar e implementar políticas de desenvolvimento rural na região do semiárido; melhorar a produção agrícola e não agrícola dos produtores de baixa renda. Outras secretarias de Estado fazem parte do esforço e cabe a Seduc promover o engajamento das escolas através da educação contextualizada.

  • Foto: Divulgação/AscomReunião entre Seduc e FIDAReunião entre Seduc e FIDA

A coordenadora de Educação do Campo da Seduc, Miriã Medeiros, revela que a secretaria tem como meta oferecer ao homem do campo uma educação contextualizada a sua região. “Para o Semiárido, a Seduc implantou o projeto "Viva o Semiárido no Piauí", que é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o FIDA. Além da formação para 1.200 educadores, estamos recebendo projetos de sistemas produtivos como horticultura, piscicultura, avicultura e caprinocultura, que devem ser implantados em 70 escolas até o final de 2018”, destaca.

No projeto de formação de professores e instalação de cadeias produtivas nas escolas será investido 1,7 milhões de dólares. As ações incluem escolas municipais e estaduais de municípios do semiárido piauiense.

O consultor de Avaliação e Monitoramento do Fida, Rodrigo Dias, observa que ainda devem acontecer outras ações a partir dessa parceria.

“Para 2019 e 2020 o projeto proporcionará as escolas públicas do Piauí intercâmbios para alunos e professores, publicação de livros, seminários internacionais, produção de material multimídia e 50 projetos de iniciação científica”, completa o consultor.

O superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, relata a importância de uma educação contextualizada a cada região. "O Estado do Piauí possui uma extensão territorial significativa e um intenso êxodo para as grandes cidades. A Seduc tem como meta dar meios de garantir a fixação do homem do campo em sua região, por meio de uma educação que trabalhe os arranjos produtivos locais", esclarece.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.