Fechar
GP1

Política

Sedesc tem projetos para amparar mães adolescentes no Piauí

Quanto ao Projeto Mãe Adolescente, a Sedesc esclarece que não se trata de incentivo à maternidade nesta faixa etária.

O Projeto Mãe Adolescente atende mulheres grávidas na faixa etária de até 20 anos com ações sócio-educativas e de capacitação para a vivência da maternidade. No projeto as futuras mamães desenvolvem atividades como cursos de biscuit, trançado com fitas, pintura em tecido e lembrancinhas em E.V.A. para confecção do enxoval. Também fazem parte do projeto, palestras educativas, passeios culturais, dinâmicas de grupo e apoio psicológico. Os locais em que se realiza o Projeto Mãe Adolescente são a Maternidade Marques Bastos em Parnaíba e o Salão Paroquial da Igreja de Santa Izabel, na Ilha Grande de Santa Izabel. Já o Projeto Maternidade Cidadã é realizado no ambulatório do Hospital Dirceu Arcoverde e Posto de Saúde da Família do Bairro Santa Luzia. Neste projeto, dentre outras atividades, a Sedesc promove Orientação sobre planejamento familiar e capacitação profissional para familiares.

Quanto ao Projeto Mãe Adolescente, a Sedesc esclarece que não se trata de incentivo à maternidade nesta faixa etária, mas de apoio institucional às jovens que são identificadas pelo programa ou que procuram o plantão social.

Outro importante projeto em andamento, implantado e acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) é o Projeto Brinquedoteca “Fazendo Arte” que apresenta uma proposta de atendimento a crianças com idades entre quatro e sete anos, tendo como enfoque central a valorização das atividades lúdicas, o resgate da cultura local e o estreitamento dos laços familiares. A valorização da família por meio do público infantil, será estratégia fundamental para a consolidação das ações e de resultados. Neste sentido, várias ações serão direcionadas aos pais das crianças atendidas pelo projeto como cursos de formação profissional, palestras, vivências e ações de educação para a saúde. O Projeto contará com uma Brinquedoteca funcionando no Cras Piauí, uma no Cras São Vicente de Paula, outra no Centro de Nutrição na Vazantinha e doze Brinquedotecas funcionando em escolas municipais de educação Infantil, fortalecendo a parceria estabelecida com a Secretaria da Educação. As escolas beneficiadas com este projeto são: Escola São José, Escola Tio Zeca, Escola Pires de Santana, Escola Valdir Edson, Escola Marielise Mourão, Escola Augusto Bauer, Escola Neném Barros, Escola Jonas Correia, Escola José Alexandre, Escola Comendador Cortez, Escola Altair Pires, Escola Maria de Lourdes.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.