Fechar
GP1

Política

Semtcas expede passe livre para idosos e pessoas com deficiência em Teresina

Para ter direito ao benefício, os idosos precisam ter mais de 65 de anos de idade.

No período de janeiro a julho deste ano 2.269 idosos e 557 pessoas com deficiência residentes em Teresina foram beneficiados com o cartão gratuidade para uso no transporte coletivo da capital. O cartão, que é concedido pela Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), permite livre acesso aos ônibus, facilitando a locomoção pela cidade.

Para ter direito ao benefício, os idosos precisam ter mais de 65 de anos de idade e se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência e efetuarem o cadastro. Em Teresina, existem sete CRAS distribuídos em todas as zonas da cidade. No ato da inscrição, o candidato ao benefício deve apresentar a cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4 atual.

Para as pessoas com deficiência, a documentação exigida é a mesma, mais laudo médico emitido no hospital Lineu Araújo. O documento vai indicar o tipo de deficiência que a pessoa possui e classificá-la de acordo com o Cadastro Internacional de Doenças (CID).

“Nem todas as pessoas com deficiências têm direito ao passe livre, somente aqueles cuja renda não ultrapasse um salário mínimo”, informa Karina Sampaio, gerente de Proteção Básica da SEMTCAS.

A secretária de assistência social Graça Amorim, acrescenta que, além da expedição do cartão gratuidade para Pessoas Com Deficiências - PCDs, a prefeitura disponibiliza o Transporte Eficiente. “O serviço é responsável pela locomoção de PCDs de forma mais efetiva, já que o motorista pega e deixa o passageiro na porta da casa. Recentemente, fizemos um convênio com a Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina para facilitar a operacionalização do serviço”, informa Graça Amorim. Atualmente cerca de mil pessoas são cadastradas para utilizar esse serviço.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.