Fechar
GP1

Economia e Negócios

Servidores tem curso de especialização em gestão pública

As aulas do curso de especialização em Gestão Pública começam no dia 2 de outubro

As aulas do curso de especialização em Gestão Pública começam no dia 2 de outubro. O curso é oferecido pela Secretaria da Administração através da Escola de Governo, em parceria com a Universidade Federal do Piauí.

 

São 50 alunos que assistiram, na noite da última terça-feira, à aula inaugural, proferida pelo professor doutor Ricardo Alaggio Ribeiro. Os servidores estão contentes com a oportunidade e a secretária Regina Sousa anunciou o curso de mestrado para 2009.

 

O curso de mestrado em Gestão Pública ainda está em discussão para definição da instituição de ensino superior o governo vai firmar parceria, mas será oferecido em 2009 para servidores efetivos. Regina Sousa informou que a equipe da Escola de Governo está analisando a parte burocrática para oferecer o mestrado.

 

A secretária contou que é mais um passo na qualificação do servidor em gestão pública para ele se sentir co-responsável pela gestão.

 

“Foi muito bom que as vagas tenham sido disputadas, porque significa que o servidor está despertando para a gestão pública e haverá outros cursos de especialização”, comentou a secretária sobre a grande procura pela especialização.

 

A diretora da Escola de Governo, Janaína Mapurunga anunciou mais um curso de especialização, o em gestão estratégica de pessoas, em que o edital deve ser publicado nos próximos dias.

 

Ela destacou o alto nível do curso realizado pela Universidade Federal do Piauí que disponibilizou 11 professores, dos quais nove doutores e dois mestres.

 

“A Escola de Governo prima pela qualidade dos cursos. ”A diretora também falou sobre a criação do Núcleo de Educação a Distância e anunciou a realização do seminário Construindo Novos Valores no Serviço Público para o dia 23 de outubro.

 

As aulas do curso serão ministradas nas terças e quintas, das 18 às 22h, e aos sábados, das 8h às12h, no Centro de Ciências Humanas e Letras. Os alunos terão à disposição a estrutura, a biblioteca e os equipamentos de informática.

 

Segundo a coordenadora do curso, Maria do Rosário de Fátima e Silva, o objetivo é ampliar a qualificação do servidor público, tanto estadual como federal, pois há cinco servidores da Universidade participando do curso.

 

A coordenadora destacou a presença de pessoas de vários órgãos e informou que na primeira turma só quatro desistiram, mas por problemas pessoais. E contou que a novidade dessa turma é que os alunos terão que escrever um artigo científico elaborado a partir da experiência de trabalho.

 

A aula inaugural foi preferida pelo coordenador do mestrado em Ciências Políticas, Ricardo Alaggio Ribeiro. Ele falou sobre o Estado brasileiro e os desafios da gestão pública democrática. E destacou que o principal desafio é como democratizar a gestão pública no Brasil, após o fortalecimento da burocraria pelas reformas que concentraram no poder Executivo as decisões e implementação de políticas.

 

Ele disse que no atual Governo houve uma reversão disso, mas o maior desafio é o Governo trabalhar junto com a sociedade civil no sentido de tornar a gestão pública mais democrática.

 

Para os alunos, o Governo está oferecendo uma ótima oportunidade de fazer uma especialização. Formada há dois anos em Nutrição, Anacélia Cabra, servidora da Secretaria da Educação, disse que está com muita expectativa em relação às aulas, pois viu na estrutura curricular disciplinas que vão servir para o trabalho diário.

 

Além disso, o preço é muito bom, pois os alunos só pagam 20% do valor do curso. “Para mim, caiu como uma luva, porque meu orçamento estava muito apertado e eu não tinha condição no momento para fazer especialização.”

 

Evaldo Farias, delegado e gerente de Polícia do Interior, é um dos alunos e para ele é uma oportunidade a mais que o Governo está dando aos servidores para que os mesmos possam se especializar e melhor servir à comunidade. Segundo o delegado, gestão pública é um tema bastante amplo e ensina a lidar de forma mais precisa com a coisa pública e os interesses sociais.

 

Participaram ainda da aula inaugural, realizada no auditório Noé Mendes, o diretor do CCHL, Fonseca Neto, o coordenador dos cursos de pós-graduação, Antônio José Gomes, e a presidente da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão, Josânia Portela. Além dos professores que vão ministrar as aulas.
 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.