Fechar
GP1

Piauí

TCE-PI vai lançar aplicativo para ajudar na fiscalização de escolas

A solenidade será no auditório do TCE/PI, a partir das 9 horas.

  • Foto: Divulgação/TCETCE lança aplicativo para ajudar a fiscalizar escolasTCE lança aplicativo para ajudar a fiscalizar escolas

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) vai lançar, nesta quarta-feira (26), o aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis”, que objetiva incentivar a fiscalização e a melhoria na qualidade da educação piauiense com a participação de alunos, professores, servidores, gestores e da comunidade em geral. A solenidade será no auditório do TCE/PI, a partir das 9 horas.

O “Piauí Na Ponta do Lápis” trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. Na área da gestão um dos destaques é a utilização do aplicativo em smartphones , que estimula o controle social.

Com o aplicativo “Piauí na Ponta do Lápis”, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, podem informar sobre os problemas existentes, como na estrutura do banheiro, biblioteca ou da sala de aula, por exemplo, incluindo o envio de fotos.

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o programa também permitirá que Tribunal atue de forma mais assertiva na fiscalização buscando a melhoria na qualidade da educação no Estado e nos municípios.

Durante o lançamento na quarta (26), serão ministradas as palestras “Na Ponta do Lápis – A Escola na Formação, o Tribunal na Fiscalização”, pela servidora do TCE/MG, Naila Garcia Mourthé, e “A Concretização do Direito Fundamental à Educação: Dever de Todos”, pelo conselheiro Cézar Miola, do TCE/RS.

LANÇAMENTO NAS ESCOLAS

O TCE/PI também vai lançar o aplicativo em duas escolas públicas: na quinta-feira, dia 27, a partir das 8h30, o aplicativo será apresentado para estudantes, professores e gestores Escola Estadual Ceti João Henrique, no bairro Morada Nova, em Teresina.

E na sexta-feira, dia 28, será a vez da ferramenta ser apresentada na Escola Dr. Milton Saldani Afonso, em Campo Maior.

O Programa na Ponta do Lápis foi desenvolvido pelo TCE de Minas Gerais e foi disponibilizado ao TCE/PI através de um acordo de Cooperação Técnica.

Conheça e baixe o aplicativo

http://www.tce.pi.gov.br/napontadolapis/

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.