São João da Fronteira - PI

TCE vai julgar prestação de contas de Valdifrâncis Mendes

Em sua defesa, o ex-prefeito pediu a aprovação das contas, afirmando que conseguiu sanar as falhas encontradas.

Bárbara Rodrigues
Teresina
- atualizado

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai julgar na próxima quarta-feira (5) a prestação de contas do ex-prefeito Valdifrâncis Mendes Escórcio de Brito referente ao exercício financeiro de 2016.

A divisão técnica do TCE apresentou um relatório apontando algumas irregularidades encontradas na gestão do ex-prefeito, relacionadas ao atraso no envio dos balancetes mensais, déficit de arrecadação, déficit tributário; despesa de pessoal do poder executivo acima do limite legal, divergências contábeis, ausência de peças de procedimentos licitatórios, débito junto à Eletrobras, entre outras coisas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal de Contas do EstadoTribunal de Contas do Estado

Em sua defesa, o ex-prefeito pediu a aprovação das contas, afirmando que conseguiu sanar as falhas encontradas. “Pugnamos pela reforma do relatório preliminar, reconhecendo como regulares, legítimos e legais os atos praticados pelos gestores durante o exercício de 2016”, afirmou.

O Ministério Público de Contas, por meio do procurador José Araújo Pinheiro Júnior, apresentou parecer se manifestando pela reprovação das contas de governo e pela aprovação com ressalvas das contas de gestão.