Picos - PI

Trânsito de Picos apresenta mudanças com implantação do Zona Azul

Um dos principais benefícios do Zona Azul é garantir a rotatividade das vagas, mas ao mesmo tempo proporcionar Comodidade para o usuário.

- atualizado

Com a implantação do Zona Azul em 2016, a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana-STRAM apresenta os benefícios que o projeto oferece para os condutores de veículos do município.

Um dos principais benefícios do Zona Azul é garantir a rotatividade das vagas, mas ao mesmo tempo proporcionar comodidade para o usuário, que se utiliza de cartões com créditos de estacionamento passíveis de ser adquiridos em vários pontos da cidade, especialmente próximo às vagas, os quais asseguram o pagamento por tempo utilizado. A concessão para exploração do serviço de estacionamento pago em vias públicas se mostrou uma medida extremamente benéfica para os usuários e para a cidade.

  • Foto: Divulgação/AscomTrânsito em PicosTrânsito em Picos

O sistema buscado pelo município também se baseia em três princípios: comodidade e segurança, além disso contempla o uso de vagas especiais para idosos e portadores de necessidades especiais.

De acordo com o diretor administrativo de trânsito, Moacir Abreu, os benefícios que o Zona Azul traz para população são vários. “Os benefícios são muitos, desde da organização do trânsito, porque esse é um dos objetivos da Zona Azul, você chegar no centro da cidade e ter a possibilidade de estacionar seu veículo próximo aonde você vai resolver as coisas por um preço acessível, além da democratização que se estabelece a partir disso com relação aos veículos. Antigamente, os condutores que chegavam cedo estacionavam e deixavam o veículo e o tirava na hora que quisesse. Hoje temos esse controle, justamente, para que haja uma rotatividade e todas as pessoas possam usar os estacionamento do centro com maior liberdade”, explicou o diretor.

  • Foto: Divulgação/AscomZona Azul em PicosZona Azul em Picos

Para o condutor aposentado Francisco, de 64 anos, o Zona Azul trouxe benefícios. “Eu não tenho que reclamar porque chego e minha vaga está lá, nunca fui reclamado”, afirmou o condutor.

O projeto tem proposto, secundariamente, gerar receitas para os cofres públicos, e os recursos arrecadados são aplicados na prestação de serviços (palestras educacionais nas escolas sobre o trânsito, manutenção dos semáforos, sinalização vertical e horizontal, compra de materiais para secretaria, pagamento dos fiscais do Zona Azul) para melhoria do trânsito local.

Mais conteúdo sobre: