Fechar
GP1

Piauí

Vice-Governador Moraes Souza Filho recebe embaixador e trata de negócios entre Piauí e China

O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), na manhã desta segunda-feira (30).

Fortalecer o segmento empresarial e dar continuidade ao processo de aprimoramento das câmaras setorais voltadas ao comércio exterior, implantadas na última semana. Esta foi a pauta da reunião entre o embaixador Sérgio Amaral, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China; o vice-governador, Moraes Souza Filho; o assessor de Relações Internacionais do Estado, Sérgio Vilela, e representantes do setor produtivo do Estado. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), na manhã desta segunda-feira (30).
Imagem: Edson AlmeidaClique para ampliarVice-governador com embaixador Sérgio Amaral(Imagem:Edson Almeida)Vice-governador com embaixador Sérgio Amaral
O vice-governador Moraes Souza Filho fez referência ao conhecimento que o embaixador tem na área de comércio exterior, ressaltando que o encontro teve caráter informal, mas que pode ser considerado "uma consultoria de grande valia para aqueles que querem ampliar seus investimentos nessa parceria entre Brasil e China".

"Ele nos trouxe algumas sugestões de como nós podemos ganhar terreno nessa relação. O primeiro passo já foi dado que é discutir o que queremos e, a partir de agora, vamos trabalhar os projetos levando em consideração as áreas que são de interesses do Piauí e da China e programar uma visita até lá", completou Moraes Souza Filho.

O embaixador Sérgio Amaral explica que a razão principal da viagem à China será ver in loco as necessidades dos chineses e aquilo que o Piauí pode oferecer. Segundo ele, um dos setores a serem aproveitados é o de energia e mineração.

"O Estado acabou de descobrir gás natural, tem minério de ferro e é uma das últimas fronteiras agrícolas do país produzindo soja, que é muito apreciada pelos chineses. Além disso, tem um projeto avançado de Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o que pode diminuir muito os custos de produção, importação e exportação", declarou. De acordo com Sérgio Amaral, o mais importante agora é aperfeiçoar estes mecanismos uma vez que a ZPE ainda não está implantada. "O Estado mostra vocação para o tipo de negócio que os chineses querem manter com o Brasil e os brasileiros querem manter com a China", argumenta.

O assessor de Relações Internacionais do Estado, Sérgio Vilela, reforçou que o embaixador Sérgio Amaral está disposto a dar uma orientação de como aproveitar melhor esse momento em que as relações de comércio estão se intensificando entre países em desenvolvimento.

"Recentemente, a própria presidente Dilma Rousseff esteve na China aumentando essa aproximação e acreditamos que o Piauí poderá participar desse processo. A China multiplicou por mais de dez os investimentos no Brasil nos últimos cinco anos e o Piauí até agora não aproveitou esse momento. Temos realizado um fluxo intenso de importação, mas agora precisamos exportar e essa é a oportunidade. Por isso acreditamos que Sérgio Amaral pode nos ajudar muito nesse setor", ressaltou Vilela.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.