Fechar
GP1

Política

Warton Santos defende critérios para divulgação de pesquisas eleitorais

O peemedebista coloca que as pesquisas costumam deixar os candidatos aflitos.

O presidente em exercício do PMDB, deputado Warton Santos, acredita que a pesquisa eleitoral interfere no resultado da eleição. Segundo o deputado, após ler o livro “A Cabeça do eleitor”, do cientista político Alberto Miranda fica claro que a pesquisa influi na escolha do candidato, isso se for levado em conta a credibilidade do instituto que a executa, mas deveria ter como principal finalidade a avaliação interna do partido que a solicita.

“São tantos os institutos que realizam esse tipo de pesquisa no Piauí, que quando se analisa no capítulo do livro o tema pesquisa eleitoral, ele faz uma análise qualitativa, sobretudo da pesquisa de campo e a qualidade do pesquisador, então o candidato ou partido político devem ter cuidado na escolha do instituto. Isso é fundamental”, afirmou Warton.

O peemedebista coloca que as pesquisas costumam deixar os candidatos aflitos, e afirma que não acredita em uma eventual mudança de dez por cento para mais ou para menos, no resultado das urnas há dez dias das eleições.

Warton Santos considera que o tema ‘pesquisa eleitoral’ deve ser debatido na Reforma Política, estabelecendo um prazo para a divulgação dos resultados. “Acredito que dois meses antes das eleições seria o ideal para a divulgação das pesquisas. Até um mês antes já influencia no resultado. Daí a importância do horário político para deixar os eleitores informados,” pontua.

 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.