Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Wellington Dias busca tornar Parnaíba como referência regional

"Devemos saber os investimentos de cada setor e com isso consolidar essa região não apenas para o Norte do Piauí, mas também com nossos Estados vizinhos, Maranhão e Ceará”, disse o governador

O governador Wellington Dias esteve reunido com representantes da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, de Parnaíba, e gestores municipais e estaduais, para discutir sobre a integração das áreas de educação e saúde no município. Na ocasião, o chefe do executivo decretou a formação de um grupo de trabalho para apresentar um plano de ação que permita a integração.

“Nós tivemos aqui [no Palácio de Karnak] a criação de um grupo de trabalho, que envolve tanto a UFPI, a UESPI [Universidade Estadual do Piauí], como também faculdades e municípios, e o Governo Estadual, através das áreas de educação e saúde, além dos governos municipais e o próprio setor privado, e com isso vamos ter um plano em 60 dias para que sejam apresentados os investimentos de cada um. Existem investimentos federais que precisam ser feitos, não só na área da medicina, mas na saúde. Devemos saber os investimentos de cada setor e com isso consolidar essa região não apenas para o Norte do Piauí, mas também com nossos estados vizinhos, Maranhão e Ceará”, relatou Wellington Dias ao GP1.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

O prazo para apresentar o plano de ações foi de 60 dias. “O objetivo é fazer um mapeamento para saber o que precisa ser construído, os equipamentos que precisam ser adquiridos, quais os recursos humanos necessários, dentre outros. Precisamos nos planejar para cada um fazer a sua parte”, pontuou o governador.

“Na parte que é do estado, inicialmente, trabalharemos em investimentos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde [HEDA], que é um hospital de referência naquela região. Na área da segurança também providenciaremos uma equipe não só para os problemas momentâneos nas regiões da UESPI e da UFPI, mas trabalhando com a área de inteligência, integrado com o judiciário e o Ministério Público, para encontrar uma saída definitiva que solucione o problema da falta de segurança”, complementou.

UFPI em Parnaíba

Para o coordenador do Curso de Medicina do Campus da UFPI de Parnaíba, José Ivo, é fundamental que o ensino esteja articulado com a rede de prestação de serviços. “Só podemos formar bons profissionais de saúde, se tivermos uma boa rede de assistência. Portanto, é importante que possamos promover, cada vez mais, essa integração entre ensino e serviço. Que o lugar de ensinar passe a ser no serviço e esse, ao se transformar num local de aprendizagem, possa oferecer maior qualidade e segurança ao paciente”, esclareceu.

Consolidação Regional

O plano de ação será pautado em três eixos: a integração entre ensino e serviço e como os alunos frequentarão os serviços de saúde; a capacitação dos profissionais da rede de serviços; a comunicação da rede, de modo que tenha um fluxo constante e que cada pessoa saiba para onde se dirigir no momento em que precisar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.