Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias veta projeto de lei do deputado João Mádison

Wellington Dias ainda destacou que “uma proposta desta natureza necessita de discussão mais aprofundada entre os produtores".

O governador Wellington Dias (PT) vetou o projeto de lei do deputado João Mádison Nogueira (MDB) que trata sobre a produção e comercialização de queijos artesanais de leite cru no Estado do Piauí.

A proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e encaminhada ao governador Wellington Dias para sancionar, mas o chefe do poder executivo estadual decidiu vetar, afirmando que ele é “contrário ao interesse público”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington DiasGovernador Wellington Dias

Em mensagem encaminhada aos deputados, o governador explicou que em consulta à Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) apontou alguns problemas na proposta, como por exemplo, o fato do processo de fabricação do queijo artesanal do Piauí não utilizar o artifício da maturação, pois a realidade no Estado é que acontece a comercialização imediatamente após a produção.

Com isso, o governador disse que a comercialização desse tipo de queijo pode conter doenças. “A comercialização do queijo de leite cru sem maturação não encontra respaldo na legislação federal. Esse processo é imprescindível para a proteção do alimento contra micro-organismos potencialmente patogênicos. O produto sem maturação está sujeito a várias doenças”, explicou o governador em mensagem encaminhada aos deputados.

Wellington Dias ainda destacou que “uma proposta desta natureza necessita de discussão mais aprofundada entre os produtores, órgãos encarregados da fiscalização sanitária, com a participação da Câmara Setorial do Leite”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.