O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou a realização da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em Belém, Altamira (PA) e Tucuruí (PA). As Forças Armadas serão utilizadas entre os dias 2 e 23 de novembro, com o objetivo de garantir a segurança durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém.

O decreto de Lula, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (03) e também foi assinado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski e pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Antonio Amaro dos Santos.

Foto: Reprodução
Presidente Lula

Segundo o Governo Federal, a medida focará na infraestrutura crítica, incluindo usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso, além de garantir a segurança das autoridades que participarão do evento.

O governo informou que as autoridades locais serão incluídas nas ações da GLO. O evento levará 140 delegações estrangeiras e mais de 50 chefes de Estado.

Locais que serão alvo da GLO:

-Perímetro externo de segurança do Parque da Cidade, em Belém;

-Usina Hidrelétrica de Belo Monte - em Altamira (PA);

Sem anúncio no momento

-Usina Hidrelétrica de Tucuruí (PA);

-Porto do Outeiro, em Belém;

-Porto de Belém;

-Aeroporto Internacional de Belém;

-Porto e Terminal Petroquímico de Miramar, em Belém;

-Subestação do Guamá, em Belém;

-Subestação Miramar, em Belém;

-Estação de Tratamento de Água do Bolonha, em Belém;

-Estação Elevatória de Água Bruta do rio Guamá;

-Centro de Operações Integradas da Companhia de Saneamento do Pará, em Belém;