O Ceará venceu o Sport nos pênaltis por 4 a 2 e se sagrou campeão da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira (03), na Ilha do Retiro, em Recife. No tempo normal, as equipes protagonizaram um bom jogo e o Leão venceu por 1 a 0. No primeiro jogo, o Vozão também fez o dever de casa e derrotou os visitantes por 2 a 1.

Primeiro tempo

Os minutos iniciais foram como todos já esperavam. Com a vantagem, o Ceará tentava cadenciar o jogo. Por outro lado, o Sport precisava do gol e partiu para cima, tendo sua primeira finalização aos cinco com Luciano Juba, mas a bola passou por cima. Aos sete, Richard recebeu a pelota, deu passe errado, e a bola parou nos pés de Jorginho, que chegou chutando de chapa, e o goleiro conseguiu consertar o erro com uma bela defesa, onde a pelota ainda beijou a trave.

E a pressão do Leão continuava. Aos nove minutos, Vagner Love recebeu passe na intermediária, carregou para dentro da área, e acabou não finalizando muito bem por conta da forte marcação, parando nas mãos do goleiro. De tanto insistir, o Sport foi recompensado. Aos 26, a bola foi lançada para a área em chute cruzado, a defesa do Vozão afastou mal, parando em Luciano Juba, que chegou chutando forte para abrir o placar.

Sem a vantagem, o Ceará começou a sair para o ataque. Aos 31 minutos, Guilherme Castilho bateu escanteio fechado, e a bola pegou na rede pelo lado de fora levando perigo. O Leão respondeu logo em seguida, aos 34. Em bola levantada na área, Richard saiu errado, e o gol ficou sem ninguém, mas a defesa do Vozão conseguiu tirar na linha.

O Vozão parecia perdido dentro de campo, não conseguindo chegar com perigo e se atrapalhando na troca de passes. Por outro lado, o Sport tinha o domínio da partida. Aos 42 minutos, o Leão fez boa troca de passes, alçou a bola na área, e a defesa adversária afastou. Na sobra, Ronaldo Henrique arriscou de longe em lindo chute de primeira, e a pelota passou tirando tinta da trave.

Segundo tempo

O Leão voltou do intervalo com o mesmo ímpeto ofensivo. Aos dois minutos, Edinho avançou pela lateral, deu passe rasteiro para dentro da área, Jorginho fez um corta luz, e a bola chegou em Luciano Juba, que finalizou para defesa de Richard. O Ceará trocava passes e girava a bola, mas encontrava dificuldades para encontrar espaços. Já o Sport quando chegava, era mais perigoso. Aos 12, Edinho cobrou falta direto, a pelota passou por todo mundo, e o goleiro salvou.

O Vozão começou a apresentar uma melhora no jogo. Aos 18 minutos, Guilherme Castilho cobrou escanteio, e a defesa adversária afastou. Na sobra, Erick ajeitou para Jean Carlos, que chutou, a bola bateu na defesa, e pegou na rede pelo lado de fora. O Leão reagiu logo em seguida, aos 24. Jorginho mandou passe dentro da área para Felipinho, que chegou finalizando e acertando a trave. A bola voltou para Wanderson, que acertou a trave novamente. Os dois jogadores tinham acabado de entrar em campo e foi o primeiro lance de ambos.

Foto: Felipe Santos / Ceará SC
Ceará vence Sport na final da Copa do Nordeste

As equipes estavam se movimentando bem dentro de campo, mas faltava capricho e criatividade nas jogadas. Aos 46 minutos, o Sport teve a chance de virar o marcador com Gabriel Santos. Na ocasião, o atacante recebeu passe dentro da área, mas finalizou por cima, prevalecendo o 2 a 2 no placar agregado e levando a decisão do título para os pênaltis.

Penalidades

O Ceará abriu as cobranças com Danilo Barcelos, que bateu forte, mas Renan defendeu. Porém, o VAR entrou em ação e mandou a batida voltar, após o goleiro sair antes do chute. Danilo mudou o canto e converteu. Luciano Juba foi o primeiro do Sport a bater e parou nas mãos de Richard. Jean Carlos foi o segundo a chutar para o Vozão, e finalizou forte no alto. Vagner Love veio logo em seguida para o Leão, e deslocou o guarda redes.

Guilherme Castilho foi para a cobrança para o Ceará e carimbou a trave. Pelo Sport, Sabino bateu bem e converteu. Luvannor chutou no canto e colocou o Vozão na frente. Gabriel Santos foi para a marca do cal, finalizou e Richard defendeu. Com isso, o título do Vozão ficou nos pés de Erick, e o atacante foi lá e fez.