O governo de Pernambuco decretou, neste domingo (9), estado de emergência em 12 cidades da Zona da Mata, que foram atingidas por fortes chuvas. Até o momento, 2.862 pessoas de 756 famílias foram afetadas sendo que desse total, 447 pessoas estão desalojadas e 101 estão desabrigadas.

A decretação de emergência tem validade de 60 dias e tem o objetivo de reforçar as ações de atenção e de apoio aos municípios. As 12 cidades que permanecerão em estado de emergência durante esse período são: São Benedito do Sul, Belém de Maria, Água Preta, Catende, Quipapá, Xexéu, Barreiros, Joaquim Nabuco, Cortês, Jaqueira, Rio Formoso e Maraial. Treze pontos de deslizamentos foram apontados: um no município de Cortês, um em Rio Formoso, quatro em Catende e sete em Joaquim Nabuco.

Raquel Lyra, a governadora do estado, e Priscila Krause, vice-governadora estão solicitando apoio do Governo Federal para envio de mantimentos e produtos de primeira necessidade. Além disso, as gestoras já conversaram com os Ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O governo do estado também anunciou a disponibilização de R$ 1,34 milhão para custear eventuais emergências nos municípios afetados, incluindo as situações ocasionadas pelas fortes chuvas registradas na Região Metropolitana, além do Agreste e da própria Zona da Mata.