O ex-deputado federal Maia Filho, o “Mainha”, deve deixar o Solidariedade para se filiar ao PSB em breve. Acompanhado dos deputados estaduais Nerinho e Hélio Isaías (ambos do PT), e do ex-governador do Piauí, Wilson Martins, que já presidiu o PSB, mas está como primeiro suplente de deputado federal pelo PT, também participou da reunião com o comandante nacional da sigla socialista, Carlos Siqueira, em Brasília, nessa quarta-feira (22).

Em conversa com o GP1 nesta quinta-feira (23), Mainha confirmou entendimentos prévios para sua filiação ao PSB e esclareceu que abriu as portas para o diálogo depois do impasse que viveu com a direção do Republicanos, que atualmente está sob a tutela do grupo liderado pelo prefeito de Teresina (PI), Dr. Pessoa.

Foto: Divulgação
Registro do encontro que ocorreu em Brasília

"A gente estava com o projeto do Republicanos, mas tivemos aquelas crises, então recebi o convite do [ex] governador Wilson Martins junto com o deputado Nerinho para conversar sobre o PSB. Tivemos em Brasília, conversamos com o presidente nacional e estamos alinhavando esse entendimento [de filiação]. Existe propensão que a gente vá se juntar com Wilson Martins”, explicou o ex-deputado.

Mainha adiantou ainda que já teve uma conversa prévia com o deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade no Piauí, sobre sua saída da legenda atual. "Estou filiado [ao SDD] ainda, mas já conversei com o deputado Evaldo e a tendência é a gente se desfiliar", cravou o ex-parlamentar.

Destino eleitoral

Ainda de acordo com Mainha, ele não vai concorrer a cargos eletivos no pleito municipal do próximo ano. "A gente não tem essa pretensão ", afirmou Mainha que deve buscar novamente uma vaga na Câmara Federal em 2026.