Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começaram a entrar nos locais de prova por volta do meio-dia deste domingo (05), horário que foram abertos os portões para a realização do primeiro dia de aplicação da prova. Ao todo, mais de 3 milhões de estudantes devem realizar o exame no país, sendo quase 100 mil no Piauí. O GP1 foi até o campus Pirajá da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em Teresina e conversou com alguns estudantes que farão o exame e que revelaram as expectativas para a prova.

A candidata Ana Beatriz da Costa Nunes revelou que se preparou intensamente para a prova e que está tranquila e confiante. “A gente se preparou muito lá na escola. Eu estou bem tranquila até, porque o primeiro dia para mim é o melhor, por conta da redação, e eu acho que eu vou me sair bem”, expressou a jovem.

Por sua vez, o inscrito Carlos Eduardo Borges também manifestou confiança que vai conseguir ter bom desempenho no Enem 2023. “Foi intensa [a preparação para o Enem] e sinceramente, cansativa. Mas, eu tenho confiança que eu vou conseguir passar para o curso que eu desejo", disse. Ao ser questionado sobre o maior desafio nesta primeira etapa da prova, a resposta foi incisiva: "Geografia física, definitivamente. É a única parte que eu realmente sou meio mau”, admitiu o estudante.

Já a participante Francilene Silva de Oliveira, que pretende ser aprovada para o curso de Artes Cênicas, contou ao GP1 que muito embora tenha se preparado arduamente, está preocupada com a redação. “Minha preocupação é a redação, estou nervosa, mas vai dar certo. Mas como falaram, quem passa no Saeb [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica] passa no Enem”, declarou ela.

Quase 100 mil candidatos piauienses se inscreveram no Enem 2023

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 3,9 milhões de candidatos realizarão, em todo o Brasil, as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No Piauí, 99.644 estudantes devem comparecer aos 288 locais de prova, distribuídos em 33 municípios.

Segurança reforçada

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou, na noite desse sábado (04), que 800 policiais reforçarão a segurança nos locais de prova, a partir das 07h da manhã até às 19h deste domingo (05), quando terminará a primeira etapa do exame, que acontecerá no Piauí e em todo o Brasil.