O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI), Fausto Aureliano Meira Ferreira, assinou no dia 31 de outubro deste ano acordo com a empresa M L Miyasaki LTDA (Vemca Odonto) alvo de processo ético na instituição.

A clínica foi censurada publicamente nas redes oficiais e sociais do CRO-PI e no Diário Oficial da União (DOU) após fiscalização constatar que a esterilização não estava funcionando. Por conta disso, as atividades na clínica foram suspensas.

Segundo o acordo, a censura foi aplicada devido ao desrespeito às seguintes normas do Código de Ética Odontológica: zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão; exercer a profissão mantendo comportamento digno; manter a qualidade técnico-científica dos trabalhos realizados; propiciar ao profissional condições adequadas de instalações, recursos materiais, humanos e tecnológicos que garantam o seu desempenho pleno e seguro; além de ser conivente em erros técnicos ou infrações éticas, ou com o exercício irregular ou ilegal da Odontologia; oferecer tratamento abaixo dos padrões de qualidade recomendáveis.

Contudo, o estabelecimento voltou a funcionar mesmo sem a regularização do problema e sem autorização do conselho.

A clínica então assinou o acordo de resolução das pendências e recebeu autorização para voltar a funcionar normalmente.

A empresa fica localizada, na Rua Eliseu Martins, no Centro de Teresina, e foi criada há três anos.