A Justiça do Piauí agendou para esta segunda-feira, dia 18 de dezembro, a audiência de instrução e julgamento de Jhon Lennon dos Santos Abreu e Lúcio Batista Fialho, acusados de participação na chacina que resultou na morte de quatro pessoas em Baixa Grande do Ribeiro, no dia 23 de abril deste ano.

Jhon Lennon dos Santos Abreu é apontado como o mandante do assassinato de Luiz Pedro Dalcin, seus dois filhos, Luiz Antônio Dalcin e Gustavo Dalcin, e do funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva. Lúcio Batista Fialho, por sua vez, é acusado de fornecer as armas utilizadas no crime.

Foto: Reprodução
Jhon Lennon dos Santos Abreu e Lúcio Batista Fialho

Segundo o Ministério Público, os executores da chacina foram Velton Avelino de Sousa e Euton Marcos Santos Lira. No entanto, ambos estão foragidos. Apenas Lúcio Batista e John Lennon estão presos atualmente.

Todos os acusados se tornaram réus no dia 4 de julho deste ano, após a Justiça aceitar a denúncia do Ministério Público. Considerando a situação dos foragidos, o juiz Cleber Roberto Soares de Souza decidiu pelo desmembramento do processo.

Com a decisão, a audiência de instrução e julgamento de Jhon Lennon e Lúcio Batista, os únicos presos, foi marcada para as 8h30 do dia 18 de dezembro, na sede da Vara Única da Comarca de Ribeiro Gonçalves.

Relembre o caso

Luiz Pedro Dalcin, 61 anos, seus dois filhos, Luiz Antônio Dalcin, 34, e Gustavo Dalcin, 36, além do funcionário da família, Leonilton Sousa da Silva, 33 anos, foram vítimas de uma chacina na manhã do dia 23 de abril de 2023, dentro de uma residência em Baixa Grande do Ribeiro.

Outras duas pessoas que estavam no local conseguiram escapar. Segundo a Polícia Militar, as seis pessoas estavam no interior do imóvel, dormindo, quando foram acordadas por criminosos encapuzados. Os bandidos levaram as vítimas para uma área mais ampla da residência e efetuaram os disparos de arma de fogo.