O governador Rafael Fonteles participou, nesta terça-feira (05), da I Assembleia do Colegiado da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), que discute a privatização dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário no Piauí. O encontro aconteceu na sede da APPM, em Teresina.

Em entrevista à imprensa, o governador destacou que a decisão para a concessão dos serviços da Agespisa foi tomada pensando no desenvolvimento do Piauí. “Temos prefeitos de todos os partidos políticos e aqui é uma matéria de longo prazo que ultrapassa os nossos mandatos, portanto, foi uma decisão pensando no desenvolvimento social e econômico do Piauí, de maneira republicana e transparente e quem vai ganhar é o povo do Piauí. Nós iremos, a partir dessa concessão do serviço de água e esgoto, universalizar esse serviço para pelo menos 99% de acesso a água e 90% de acesso ao esgoto até 2033 ou 2040, dependendo do critério utilizado”, pontuou Rafael Fonteles.

Para o governador Rafael Fonteles, essa é uma vitória do povo do Piauí já que os serviços de água e esgoto serão, segundo ele, bem melhores daqui para frente.

Presidente da APPM

O prefeito de Caridade do Piauí e presidente da APPM, Toninho de Caridade, destacou a criação e importância da MRAE. “Hoje foi a primeira assembleia e foi criada a MRAE oficialmente que é composta por órgãos da Assembleia legislativa, do Governo do Estado e dos municípios, que vem justamente abrir a concessão de águas e esgoto porque a gente precisa cobrir o marco do saneamento básico. Até 2033 todos os municípios têm que estar com 90% de saneamento. São investimentos muito vultuosos e a maioria dos municípios não tem condições, por si só, de fazer esses investimentos e de cumprir esse marco regulatório. Então essa união é muito importante para que a gente atinja em 2033 esse marco regulatório para cumprir a lei federal”, explicou Toninho de Caridade.

Toninho falou ainda sobre o lado positivo ao investir no saneamento básico que refletirá também na saúde. “Para cada um real investido em saneamento são cinco reais economizados na saúde. Esse é um fator positivo, como também a universalização da água com uma água de qualidade. E quem mais ganha com isso é a população piauiense, que vai poder cobrar um serviço de qualidade pelos municípios e pela concessionária que for vencedora desse leilão que é para ocorrer em março”, concluiu Toninho de Caridade.

“Momento histórico”

Para o prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, a concessão dos serviços de água e esgoto será um momento histórico para o estado. “Um momento muito importante para a história do Piauí. Nós temos uma empresa sucateada, de maior reclamação em todo o Piauí, que é a Agespisa e hoje temos a chance de concretizar o sonho dos prefeitos, do governador Rafael”, destacou.

“Estamos aqui abraçando a causa, unificando as forças para que possa se concretizar essa mudança de empresa para mude a realidade de água e esgoto no nosso Piauí. Estou muito feliz por essa sintonia, quero parabenizar o presidente da APPM, Toninho, por colaborar e ter a iniciativa, juntamente com o governador do estado que vem querendo deixar seu nome cravado na história do Piauí”, elogiou Nestor.