O sol estava a pino, como é de costume em todas os períodos do ano no Piauí, quando Warton Lacerda, presidente do Altos, se reuniu com Flávio Araújo, atual técnico da equipe e Márcio Ferreira, que será anunciado como novo supervisor de futebol do clube para a temporada. O que foi dito ali, permanecerá em segredo. Da mesma forma com o que foi dito na primeira conversa entre diretoria, elenco, e comissão técnica na tarde desta quarta-feira (6), no Estádio Albertão, na apresentação da equipe.

Em sua apresentação para o pontapé na temporada 2024, o técnico Flávio Araújo falou sobre as perspectivas com um plantel reformulado após a queda para a Série D do Campeonato Brasileiro.

“Nós temos metas a serem alcançadas, vencer na pré-Copa do Nordeste para chegar a fase de grupos, em busca também do título do Campeonato Piauiense e posteriormente a Série D. Nós mesclamos um grupo de jogadores jovens e experientes para que possamos ter um time unido. A diretoria analisou a situação e chegou à conclusão que precisávamos fazer uma reformulação. O objetivo é ser melhor (que o grupo anterior), por isso nós já começamos os trabalhos um mês antes”, disse Flávio Araújo.

O treinador era um sonho antigo da diretoria do Altos, mas os caminhos de ambos ainda não havia se cruzado. Em três anos na Série C do Brasileirão e brigando em palcos grandes constantemente, como foram os jogos na Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Jacaré parece agora dar dois passos atrás, em busca de estabilidade, para assim poder voltar a andar para frente. Questionado sobre o porque do aceite ao novo desafio neste momento, Araújo foi certeiro. “Recomeçar, do zero, em busca de tornar o Altos um time vencedor novamente. Sempre é mais desafiador, e eu prefiro, mas o fato de começar do zero me deu uma motivação muito grande”.

Após dobrar todas as apostas constantemente, o Altos mudou sua abordagem. É preciso voltar algumas casas para se jogar um novo torneio, agora a Série D e brigar pelo acesso para retornar à terceira divisão nacional. A equipe, se apresentou com 15 atletas para iniciar os treinamentos, mas já tem 27 jogadores contratados, que estão em translado. A expectativa é de que todo o grupo esteja completo até o domingo (10).

O Altos agora precisa procurar avidamente um elemento fundamental: a estabilidade. Questionado, Flávio Araújo sabe qual a resposta correta. “A resposta é muito fácil: vencendo. No futebol, a estabilidade só se consegue com vitórias e trabalhando e vencendo, essa estabilidade vai ser plantada”.