A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entregou nesta quinta-feira (11) a segunda etapa da reforma do Hospital Alberto Neto, localizado no bairro Dirceu Arcoverde, após um incêndio atingir a estrutura da unidade de saúde em março. O setor entregue é composto por cinco leitos de observação, um leito de estabilização, dois consultórios médicos, um consultório de acolhimento, sala de procedimentos, um consultório do serviço social, recepção, laboratório e núcleo interno de regulação.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo, esclareceu que a prefeitura teve todo um cuidado para fazer a reforma por etapas com intuito de não atrapalhar a prestação dos servidos de saúde.

"A gente tem dialogado com a população até parta remanejar a demanda que vinha para cá. Isso foi dialogado com toda população do Grande Dirceu e o Município junto com Fundação, resolveu fazer essa reforma com o apoio da SAAD Centro. Foi por etapas, para não haver perda de tempo na prestação desse importante serviço. Estamos com muita satisfação inaugurando essa nova etapa da urgência e emergência do Hospital do Dirceu", comemorou o presidente da FMS.

O superintendente da SAAD Centro, engenheiro Roncalli Filho, lembrou que a entrega da obra foi um compromisso assumido pelo prefeito Dr. Pessoa com os teresinenses. "Por determinação do Dr. Pessoa foi feito um acordo de cooperação entre a SAAD Centro e a Fundação Municipal de Saúde para reforçar o mais rápido possível a entrega do Hospital Alberto Neto. A gente entregou no dia 28 de março o setor de enfermarias, internação, 46 leitos. Hoje estamos entregando a segunda etapa que é a de setor de urgência e emergência”, declarou o superintendente da SAAD Centro.

Roncalli Filho informou que no final de junho será entregue também o Centro Cirúrgico que, segundo ele, estava inativo. "Vamos continuar nessa batida, com obras no hospital, afim de entregar no final de maio um ambulatório e, no final de junho, um Centro Cirúrgico que estava inativo e que na gestão do prefeito Dr. Pessoa, será ativado”, finalizou Roncalli.

Primeira etapa

A primeira etapa já tinha sido entregue no último dia 28 de março e contemplou a área de internação, com reparos nas enfermarias e postos de apoio. Também nessa etapa, foi realizada a troca da instalação elétrica, pintura e reparos no telhado e forro. Um total de 46 leitos para a internação foram entregues completamente reformados, o que permitiu a redução da demanda nas demais unidades do município.

A obra está sendo executada pela gerência de Engenharia e Arquitetura da FMS em parceria com a SAAD Centro. Sara Carvalho, gerente de engenharia e arquitetura da Fundação já tinha antecipado que no final de maio serão entregues o ambulatório e o tomógrafo. Em junho, deverá ser inaugurado o centro cirúrgico do hospital.