O judô foi uma das modalidades que agitou a tarde deste sábado (27), nas Olimpíadas das Escolas Particulares e marcou a presença de 238 atletas de diversas escolas, com lutadores das categorias sub-09 ao sub-17, tanto no gênero masculino quanto no feminino. O evento foi organizado pelo Sindicato das Instituições de Ensino Privado do Piauí (SINEPE-PI), em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Piauí. A competição ocorreu no Ginásio de Lutas Sarah Menezes, no bairro Morada do Sol, zona leste de Teresina.

O presidente da Federação Piauiense de Judô (FPIJ), Reginaldo Fonseca, esteve presente nas olimpíadas e contou ao GP1 Esporte sobre sua importância, como um evento de interação social e de experiência para competições futuras. “É um evento de extrema importância, que utiliza esporte e educação alinhados. Acho que isso é bem louvável e necessário. É um evento para a interação, para a socialização e que não deixa de aparecer talentos que possamos lapidar, futuramente, e que também possam ter experiência de competições como essa, para as estaduais e as nacionais, fazendo parte de todo o processo de treinamento dos atletas”, declarou o presidente Reginaldo Fonseca.

A competição também está servindo como preparação para atletas que vão disputar as seletivas de torneios internacionais, como o caso de João Henrique, de 12 anos, que vai concorrer a uma seletiva nacional para o Pan-Americano deste ano. “Conheci o judô no meu colégio com as apresentações que meu sensei fazia para apresentar o esporte para outras pessoas. E até hoje estou aí, próxima semana vai ter um campeonato muito importante, que é a seletiva para o Pan-Americano e esse campeonato de hoje vai servir como uma preparação para mim”, destacou o lutador.

Já Augusto Rocha, de 13 anos, que também é um dos nomes promissores no judô, vai representar o Piauí na seletiva para a competição Sul-Americana e destacou que já vai para sétima competição nacional. “O meu pai sempre gostou de fazer artes marciais, aí eu comecei a participar e treino em mais de um lugar, participo de competições. Eu já participei também da Copa Rio e agora eu vou para sétima competição nacional”, relatou o atleta.

Outra participante promissora é a Yasmin Carvalho, que utilizou a competição como preparação e segue em intenso treinamento para mostrar a força do Piauí no Judô. “Minha expectativa é muito boa, eu comecei o judô através de familiares, porque meu tio é sensei, aí eu me inspirei bastante nele e meus primos também. É muito gratificante participar desses campeonatos e espero conseguir a seletiva nacional”, disse a jovem.

Já Gessiara Vidal, com seus apenas 13 anos, segue uma rotina intensa de treinos onde despenha tipos diferentes de treinamentos e busca também vencer a seletiva nacional para o Pan-Americano de Judô. “Minhas expectativas são ótimas, quero conseguir bons resultados nos campeonatos brasileiros e também conseguir ter bons resultados na seletiva. Atualmente, minha preparação é muito boa, com três treinos, faço crossfit, academia e judô”, explicou.

Além da modalidade de judô, as Olimpíadas das Escolas Particulares também contaram com disputas de vôlei de praia, que iniciaram às 16h neste sábado (27). Já no domingo (28), as disputas continuam de 16h às 20h. Os torneios ocorrem na THE Beach Arena PI, zona leste de Teresina.