O GP1 obteve acesso a um vídeo que mostra o momento exato do resgate das cinco vítimas da queda do avião, registrada no final da manhã desta segunda-feira (12) no Campo do Bariri, bairro Vila Operária, zona norte de Teresina.

Inicialmente, as duas filhas do piloto, Arcedino Concesso Pereira Filho, saem da aeronave e, rapidamente, são socorridas por homens que estavam trabalhando em uma obra de reforma do Campo do Bariri. Elas têm 5 e 16 anos de idade. Logo em seguida, o piloto deixa a aeronave, caminhando com dificuldades, mas depois cai e é levado nos braços por duas pessoas. Por último, a esposa dele e a sogra saem do local caminhando.

O resgate durou pouco mais de um minuto e, logo depois, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, juntamente com o Corpo de Bombeiros, foram acionadas e realizaram os primeiros socorros a todas as vítimas do acidente.

Estado de saúde

Arcedino Concesso Pereira Filho (piloto, de 37 anos); Juliana Concesso, (esposa do piloto, 33 anos); Maria Gracy (mãe de Juliana, 66 anos); e as filhas do casal, Giovanna Concesso, 16 anos e Nicole Concesso, 5 anos, foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde a equipe médica os submeteram a exames de imagem para avaliar qualquer possibilidade de trauma ou lesão não aparentes. As duas filhas tiveram alta e os adultos irão passar por procedimento cirúrgico em um hospital da rede privada de saúde.

Foto: Reprodução/Instagram
Juliana Concesso; Giovanna Concesso; Arcedino Concesso e Nicole Concesso

Seripa vai investigar o caso

Equipes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já iniciaram os primeiros levantamentos para investigar as possíveis causas da queda do avião monomotor, de matrícula PT-RHJ, modelo EMB 711ST.

Entenda o caso

Um avião monomotor caiu no final da manhã desta segunda-feira (12) no campo do Bariri, bairro Vila Operária, zona norte de Teresina. No momento da queda, havia cinco pessoas da mesma família na aeronave, três adultos, uma adolescente e uma criança. Este foi o segundo caso em Teresina em um período de 24 horas.

Foto: Lucas Dias/GP1
No avião tinha cinco pessoas dentro do aeronave

De acordo com Giovanni Telmo, que é primo do piloto Arcedino Concesso, a aeronave tinha sido abastecida no Aeroporto de Teresina e quando o avião decolou com destino a Araguaína-TO, apresentou um problema ainda não identificado, fazendo com que o piloto decidisse retornar para o aeroporto imediatamente.

Apesar disso, Arcedino Concesso não conseguiu voltar em tempo e acabou tendo que fazer um pouso forçado no campo do Bariri.