Aconteceu, na noite desta sexta-feira (14), a solenidade de posse do magistrado João Gabriel Furtado Baptista como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Eleito pelo critério de merecimento, ele passa a ocupar a vaga aberta após a aposentadoria do desembargador Oton Mário José Lustosa Torres. A cerimônia foi realizada na nova sede do TJ e contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário e do Executivo, incluindo presidente do Tribunal, desembargador Hilo de Almeida Sousa, e o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Em entrevista à imprensa, o desembargador João Gabriel falou do trabalho que pretende desempenhar no Egrégio Tribunal de Justiça. “Nossa expectativa é tentar ajudar o tribunal a distribuir justiça e principalmente atender às demandas que nos serão apresentadas, dando respostas que sejam mais próximas daquilo que entendemos como adequadas”, declarou.

O presidente do TJ-PI, Hilo de Almeida Sousa, ressaltou as qualidades do desembargador empossado e falou dos desafios que cada magistrado encontra no tribunal.

“A Corte está muito feliz porque está recebendo hoje, para compor seu quadro, o nosso desembargador João Gabriel, um cidadão honrado, um magistrado que, além do preparo intelectual, da reputação ilibada, do notório conhecimento jurídico, é um cidadão sóbrio, simples, humilde, de bom trato. Os desafios são os mesmos de todos os desembargadores que ocupam esta Corte, que é levar a Justiça onde o povo está, trabalhar para prestar uma Justiça mais inclusiva, mais resolutiva e mais cidadã”, enfatizou o desembargador Hilo de Almeida Sousa.

O governador Rafael Fonteles disse ter convicção de que o novo desembargador atuará com competência e de maneira célere e justa. “Temos a convicção plena que o senhor desempenhará a sua missão com muita competência, como fez nos 34 anos de magistratura, passando por diversas comarcas, com experiência no Tribunal de Justiça. Tenho certeza que o senhor será um homem justo, como sempre foi, célere, e antenado com as novas tecnologias, com os novos desafios desse mundo”, frisou.

O desembargador Edvaldo Moura lembrou que João Gabriel Baptista vem de uma família tradicional de magistrados. “O Tribunal foi premiado com um desembargador singelo, honrado e competente. Ele honra os seus ancestrais, é neto de um desembargador, o Ernesto Baptista, bisneto de um outro desembargador, que é oeirense, e filho de um desembargador, eles que integraram o Tribunal de Justiça dando o mais edificante exemplo de seriedade, de honradez e de trabalho. Então, o Tribunal de Justiça está com um desembargador que sempre honrou a toga que vestiu”, colocou.

O vice-governador Themístocles Filho destacou a trajetória jurídica do desembargador João Gabriel Baptista. “Conheço o João Gabriel, um juiz que, por onde passou, fez o que é correto, o que o Poder Judiciário solicita para cada magistrado fazer, e ele fez bem, tanto é que foi escolhido com uma nota máxima pela maioria do TJ no Piauí. Acredito que ele será um bom desembargador para a Justiça do Estado do Piauí”, disse.

Currículo

Natural de Floriano, João Gabriel Furtado Baptista é graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, com Especialização em Processo Civil pela mesma instituição. Juiz de Direito desde 1989, ele passou pelas Comarcas de Alto Longá, Miguel Alves, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Teresina, até ser eleito desembargador.