A Receita Federal finalizou a operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (10), em Teresina, e contabilizou cerca de R$ 5 milhões em produtos falsificados, apreendidos em 10 lojas de eletrônicos e vestuário na Capital do Piauí. A ação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

De acordo com o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal do Ceará, Piauí e Maranhão, Ivanilson de Castro, a operação teve como objetivo retirar de circulação produtos falsificados que, além de causar prejuízos ao erário, apresentam riscos aos consumidores, pela qualidade duvidosa, como eletrônicos sem certificação da ANATEL e INMETRO, além de vestuários, como tênis de diversas marcas.

“Foram retidas em 4 e 5 milhões em produtos, que serão destruídos ou doados, dependendo do produto. Além da provável pena de perdimento das mercadorias, será feita a representação fiscal para fins penais ao Ministério Público Federal”, explicou Ivanilson de Castro.

Além dos produtos, foram apreendidos, também, vários selos da ANATEL falsificados que seriam utilizados nos produtos eletrônicos, a fim de disfarçar a qualidade duvidosa dos produtos.

O GP1 obteve os nomes das 10 lojas alvos da operação da Receita Federal. A maioria delas estão localizadas no centro de Teresina e menor parte nos bairros Mocambinho e Dirceu.

Confira abaixo a relação das empresas:

Centro

Wang Freitas

MP Acessórios

Importex

Xião Variedades

LS, Variedades

Electro Capas

H&W Variedades

Zona norte

Rei do Tênis

Lima’s Atacado

Zona sudeste

IG Import