O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, completou 77 anos neste sábado (12) e para comemorar a data o chefe do executivo municipal entregou mais de 600 registros de imóveis no residencial Mário Covas, no bairro Angelim, zona sul da Capital.

“Esse projeto de regularização fundiária já vem sendo implementado há tempos. São mais de 90 mil casas que os governos passados não se preocuparam em regularizar, mas desde o ano passado que estamos trabalhando e cuidando para dar o que é mais sagrado, o documento de sua casa”, declarou o prefeito Dr. Pessoa em entrevista ao GP1.

O prefeito informou ainda que o objetivo é entregar 80% de registros de imóveis nas zonas urbana e rural de Teresina em um ano. “Até esta data do ano que vem vamos entregar pelo menos 60 mil imóveis. Nós vamos dar o título de posse a essas pessoas”, garantiu Dr. Pessoa.

Mais de 25 anos de espera

O presidente da ETURB, João Duarte, destacou que há mais de duas décadas as famílias do residencial esperavam por esse momento. “Estamos aqui nesse dia maravilhoso, mês de aniversário da cidade, no residencial Mário Covas, onde a população está recebendo o tão sonhado registro de imóvel, que é esperado há mais de 25 anos. Estou emocionado, muito feliz e grato ao Dr. Pessoa por ter me dado a oportunidade de poder transformar a vida de cada morador dessa região e tenho certeza que, a partir de hoje, cada morador vai sair extremamente feliz por ter a garantia legal do seu imóvel. Ele vai poder vender, adquirir recurso no banco para fazer investimento como empreendedor, porque agora ele é o dono de fato e de direito”, declarou João Duarte.

Melhorias e meta

Após a regularização fundiária, o presidente da ETURB falou das outras melhorias que a região vai receber. “Ao mesmo tempo a gente entra agora com projeto de urbanização trazendo melhorias para a comunidade. Nós estamos trabalhando simultaneamente em 15 bairros em parceria com Tribunal de Justiça, cartórios, e eu tenho certeza que vamos bater a nossa meta no próximo ano e fazer, aproximadamente, 60 mil entregas [de registros de imóveis] em toda a Teresina”, disse João Duarte.

“Um sonho realizado”

O superintendente da SAAD Sul, Jeová Alencar, esteve presente na solenidade e destacou que para as famílias que receberam o registro do imóvel foi a realização de um sonho. “Para os mais humildes, que tinham a sua casa e que por muitos anos lutaram para ter o seu registro de imóvel, é um sonho isso aqui e o prefeito de Teresina, através da ETURB, tornou esse sonho em realidade”, completou.

Região será beneficiada

Camilla Rosal, assistente social e coordenadora de Regularização Fundiária da ETURB, falou da importância da legalização do imóvel para a região. “A regularização fundiária é muito ampla, ela traz melhorias sociais, ambientais, urbanísticas e jurídicas, traz liberdade à população, porque é através desse documento as pessoas vão ter acesso às políticas públicas que não eram implementadas por ser uma área que, de certa maneira, era desconhecida e agora vão passar a ter endereço, registro, que vai trazer essa liberdade na compra e venda. Então, essas famílias vão poder dizer de fato que essa casa é delas”, explicou Camilla Rosal.

Beneficiada

Maria de Lourdes Leal foi uma das beneficiadas e falou da alegria em receber o registro da casa própria. “É uma sensação que só Deus sabe, esse aqui é o primeiro registro de uma casa que tenho na minha vida. Espero que todo mundo que necessita receba também, porque não existe nada no mundo melhor do que ter a sua própria residência”, contou, emocionada.