A Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), realizou a captura de uma jaguatirica na sexta-feira (18), na localidade Salgado, zona rural do município de José de Freitas.

Segundo informações da Polícia Ambiental, a equipe do 16º BPM do município foi acionada após relatos de que a jaguatirica estava atacando animais domésticos e que tinha matado dezenas de galinhas dos moradores de Salgado. De acordo com as testemunhas do local, o bicho já havia matado cerca de 60 galinhas.

Ao chegarem ao local informado, a equipe comprovou a veracidade dos fatos e conseguiu realizar a captura do animal selvagem. O animal foi encaminhado diretamente para o Centro de Triagem de Animais, onde seriam realizados os devidos exames e cuidados veterinários necessários. Após todos os procedimentos, a jaguatirica deve ser solta em uma área de preservação ambiental.

As recomendações para quem encontrar animais silvestres em suas casas ou em áreas residenciais são de que não tentem capturá-los ou afugentá-los. O indicado é acionar a Polícia Ambiental por meio do número 190 para que o resgate adequado seja realizado. É válido lembrar que qualquer tipo de maus-tratos aos animais é considerado uma conduta criminosa.