O prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, concedeu entrevista ao GP1 na manhã desta terça-feira (08), durante sua participação na reunião realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), com intuito de discutir a pauta que será apresentada à bancada federal do Piauí no encontro marcado para o dia 15, em Brasília.

À nossa reportagem, o gestor afirmou que grande parte dos municípios estão em situação crítica, por conta da diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), bem como o atraso no pagamento de outros recursos.

Foto: Lucas Dias/GP1
Prefeito Nestor Elvas

“Estamos aqui para debater, tentar chegar em um denominador comum, unir forças até chegar aos parlamentares em Brasília. Na próxima semana estaremos lá, dia 15, reunidos com o governador, com os parlamentares piauienses, com a CNM [Confederação Nacional de Municípios] para tentar unir forças e conseguir pelo menos fazer chegar esses recursos que nós já tínhamos e perdemos o horizonte de quando vai chegar, e de que forma vai chegar”, declarou o prefeito de Bom Jesus.

Ainda segundo Nestor Elvas, a queda no repasse do FPM representa um grande prejuízo aos municípios. “A queda no FPM significa muito. Perdendo o FPM, você perde na saúde, educação, infraestrutura, perde boa parte do que o município necessita. Bom Jesus ainda é diferente porque tem receita própria, temos o ICMS, agora, 95 por cento dos municípios piauienses dependem do FPM, então estamos aqui para tentar discutir e tentar resolver esses problemas que tanto afetam não só os municípios piauienses, mas de todo o Brasil”, concluiu o prefeito.