Os moradores de Teresina foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (20) com um fenômeno óptico conhecido como halo solar, que ocorre quando um arco-íris, em um formato que se assemelha a um anel, se forma ao redor do sol ou da lua. Imagens do fenômeno raro foram divulgadas pelas redes sociais.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) isso acontece na atmosfera da mesma forma que o arco-íris. Ele se forma a partir de reflexos da luz em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros e está relacionado com a incidência da luz solar sobre as nuvens altas, conhecidas como Cirrostratus.

Foto: Mateus Prado/ Arquivo Pessoal
Halo solar que ocorreu em Teresina
A principal característica do halo é sua forma arredondada e colorida ao redor do sol. Além disso, esse fenômeno também pode ocorrer da mesma forma na lua. Embora esse seja um acontecimento comum, o círculo é algo bastante raro de se ver. Para que seja perceptível para as pessoas, é necessário que pelo menos cinco reflexos internos, oriundos de milhões de cristais de gelo, recebam luz ao mesmo tempo.

Porque é possível ver as cores do arco-íris?

A formação das cores do arco-íris no halo acontece por conta do fenômeno de dispersão da luz, que entram nos cristais de gelo como uma luz branca e depois de ocorrer um processo de refração, as sete cores do são espalhadas em forma de círculo envolta do sol ou da lua.